O ministro italiano participou no Conselho Informal dos ministros da Saúde do G20 através de videoconferência tendo proposto o "uso de testes rápidos nos aeroportos para viajantes em trânsito, à chegada e à partida".
Além da proposta sobre os testes nos aeroportos, Speranza defendeu uma maior rapidez no processo de compra de "todas as vacinas competitivas" desenvolvidas pelas diferentes tecnologias.
"A coordenação de estratégias de prevenção a nível europeu é um dos pilares da luta contra o coronavírus. Apenas estando juntos será possível sairmos desta dramática crise sanitária", acrescentou o ministro italiano.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G20, reunidos através de meios remotos, e sob a presidência rotativa da Arábia Saudita mostraram-se favoráveis à reabertura das fronteiras como medida capaz de ajudar a enfrentar os efeitos da pandemia de SARS CoV-2 na economia mundial.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 863.679 mortos e infetou mais de 26 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.