Segundo os dados oficiais, existem, neste momento, 14.647 casos ativos de covid-19 no país e 415.981 pessoas foram dadas como recuperadas.
No momento da última atualização feita pelas autoridades locais, encontravam-se internadas em cuidados intensivos 902 pessoas, das quais 675 necessitam de apoio de ventilação mecânica e 122 estão num estado de saúde considerado crítico.
Os números foram anunciados em plena celebração das 'Fiestas Patrias', uma das festividades mais importantes do país que levou as autoridades a elaborar um protocolo sanitário específico com medidas mais restritivas para este fim de semana.
Desta forma, a cada pessoa apenas será permitida uma saída de seis horas de duração e até cinco convidados por domicílio, exceto nos bairros que se encontrem em regime de quarentena total.
Nas últimas semanas, a pandemia registou um retrocesso a nível nacional naquele país sul-americano, com a taxa de positividade nos testes realizados a baixar de 17% para 5% nos últimos 90 dias.
O Chile entrou há mais de dois meses num processo de desconfinamento gradual com cinco etapas previstas até alcançar a normalidade, que se aplica por setores e em função da epidemiologia do vírus.
O país encontra-se em estado de emergência desde 18 de março devido à pandemia de covid-19, com recolher obrigatório, limitações à mobilidade e com a atividade económica semiparalisada, medidas que o Governo prolongou recentemente por mais 90 dias e que estarão em vigor até meados de dezembro.