Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, mais 46.164 infetados com Covid-19. E entre eles constará, agora, o Presidente do país e a sua mulher. Donald e Melania Trump estão infetados, um anúncio feito pelo próprio naquele que é o seu meio de comunicação favorito: o Twitter.
A notícia surge na sequência da indicação de que os dois iriam ficar em quarentena depois de uma conselheira da Casa Branca ter testado positivo à Covid-19.
Por cá, Portugal contabilizou esta sexta-feira mais seis mortos relacionados com a Covid-19 e 888 novos casos de infeção. Dados que levam Marcelo Rebelo de Sousa a considerar que a pandemia "mostrou o fracasso deste multilateralismo imperfeito", nomeadamente "na sua revelação, na colaboração internacional, no papel das organizações mundiais, na capacidade de conseguir resolver a prevenção e, ao mesmo tempo, o cuidado na saúde como na vida, essenciais na superação da crise económica e social".
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
15h10 - Este registo termina aqui.
15h00 - Ivanka Trump e o marido Jared Kusher testaram negativo à Covid-19. Os dois submeteram-se ao teste na sequência da infeção confirmada de Donald e Melania Trump.
14h55 - Portugal registou 64.105 óbitos entre 2 de março, quando diagnosticou os primeiros casos de covid-19, e 20 de setembro, mais 7.144 do que a média em idêntico período dos últimos cinco anos, revelou hoje o INE.
14h50 - O projeto do PAN, que pede que "seja efetivamente garantido que as grávidas tenham direito a acompanhante no Serviço Nacional de Saúde", foi aprovado com votos favoráveis da bancada proponente, PS, BE, PCP, PEV, Iniciativa Liberal (IL), Chega e das deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira, e a abstenção de PSD e CDS-PP.
14h46 - O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, desejou hoje uma "rápida recuperação" ao Presidente norte-americano, Donald Trump, e à primeira-dama Melania Trump, que testaram positivo para o novo coronavírus.
Jill and I send our thoughts to President Trump and First Lady Melania Trump for a swift recovery. We will continue to pray for the health and safety of the president and his family.
— Joe Biden (@JoeBiden) October 2, 2020
14h40 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas um novo caso positivo de covid-19, na ilha Terceira.
14h30 - António Costa revelou os temas que foram hoje abordados no Conselho Europeu. O primeiro-ministro sublinhou hoje a necessidade de definir regras comuns na União Europeia, "que evitem as soluções casuísticas que se têm vindo a multiplicar nos diferentes Estados" e destacou "a importância do trabalho do Centro Europeu para o Controlo das Doenças", uma agência europeia com "informação fiável e credível" e que "deve ser um bom guia de orientação para as políticas e medidas que os países vão adotando".
14h10 - Seis dos idosos que testaram positivo no lar da Santa Casa da Misericórdia de Bragança foram hoje hospitalizados, enquanto continuam a chegar mais confirmações de casos positivos, com o número a subir para 56.
14h10 - Já começou a conferência de imprensa da DGS. Acompanhe em direto.
14h00 - A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 5.228 mortos nas últimas 24 horas no mundo, elevando para 1.024.093 as vítimas mortais desde o surgimento da doença no final de dezembro, indica um balanço diário da AFP. No mesmo período foram recenseados 324.076 novos casos no mundo.
13h40 - Já foi divulgado o boletim epidemiológico relativo às últimas 24 horas. Informa a DGS que foram reportados mais 888 novos casos de Covid e seis óbitos (cinco na região de Lisboa e Vale do Tejo e um na região Norte).
13h33 - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, testou negativo para covid-19 hoje de manhã, horas depois do anúncio de que o Presidente, Donald Trump, está infetado, anunciou a Casa Branca.
"Como faz rotineiramente há vários meses, o vice-presidente Pence é testado para Covid-19 todos os dias. Hoje de manhã, o vice-presidente" e a mulher, Karen Pence, "testaram negativo", escreveu no Twitter o porta-voz de Mike Pence, Devin O'Malley.
13h00 - Foram detidos, esta sexta-feira, mais três dos 17 migrantes que fugiram na madrugada de ontem do quartel de Tavira, no Algarve, um dos quais o cidadão marroquino que testou positivo para o novo coronavírus. Continuam em fuga cinco elementos do grupo.
12h50 - O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) Porto exigiu hoje a retoma urgente de todas as consultas presenciais dos médicos de família nas unidades de cuidados primários, que foram limitadas na sequência da covid-19.
12h45 - A maratona de Atenas, agendada para 08 de novembro, foi cancelada devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.
12h30 - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tornou-se esta sexta-feira o mais recente líder mundial infetado com a Covid-19. Mas desta lista fazem já parte, desde o início da pandeia, outros dirigentes que desvalorizaram a pandemia, como Jair Bolsonaro ou Boris Johnson. Confira aqui a lista completa.
12h04 - O jornalista da TVI Joaquim Sousa Martins está infetado com a Covid-19. A TVI confirmou o resultado positivo do teste feito pelo sub-diretor de informação da estação de Queluz de Baixo.
11h55 - O PCP defendeu hoje o "regresso gradual do público a todos os eventos desportivos", com salvaguarda das normas de saúde", e a criação de um programa urgente para atenuar os prejuízos do movimento associativo popular devido à crise pandémica.
11h38 - A OMS admitiu, esta sexta-feira, que não consegue perceber o que está a falhar no combate à Covid-19 em Espanha. A diretora do Departamento de Saúde Pública e do Meio Ambiente desta organização, María Neira, reconheceu que o organismo está a estudar o caso de Espanha há várias semanas e que não entendem como se tornou no país com maior incidência da Europa.
11h35 - O Ministério Público (MP) constituiu arguida uma diretora técnica do Lar do Comércio, em Matosinhos, no distrito do Porto. O Lar do Comércio, em Matosinhos, que chegou a ser descontaminado pelo Exército Português, teve mais de 100 infetados com covid-19, 24 dos quais acabaram por morrer.
11h22 - Mensagens de apoio a Trump. O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje, numa mensagem pessoal a "vitalidade" de Trump lhe permitirá ultrapassar a "perigosa" infeção por covid-19, enquanto Angela Merkel lhe desejou as melhoras. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), cuja organização foi acusada de incompetência na gestão da pandemia pelo Presidente norte-americano, desejou também hoje "um completo e rápido restabelecimento" a Donald Trump e Melania.
My best wishes to President @realDonaldTrump and @FLOTUS for a full and speedy recovery. https://t.co/6OUZT20huK
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) October 2, 2020
11h19 - O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, no Alentejo, revelou hoje que deram resultados negativos todos os testes à covid-19 feitos a utentes e funcionários da instituição após uma utente do lar ter testado positivo.
10h57 - Madrid vai cumprir as ordens do ministério da Saúde e entrar em confinamento esta madrugada, noticia a ABC.es.
10h51 - A FIFA decidiu que os clubes podem impedir os seus futebolistas de participarem em jogos internacionais até ao final do ano, mediante a situação da covid-19 nos países para os quais deveriam viajar.
10h23 - Hoje é o dia Mundial do Sorriso. Apesar do uso obrigatório da máscara, não deixe de sorrir. O conselho é da GNR.
10h21 - África registou mais 229 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, subindo o número de óbitos para 36.372, num total de 1.488.488 infetados, segundo os últimos dados sobre a pandemia no continente.
10h18 - O crescente número de casos de Covid-19 no Reino Unido levou a rainha Isabel II a tomar uma decisão drástica. A monarca, de 94 anos, decidiu cancelar todos os eventos importantes que nos próximos meses iam realizar-se no Palácio de Buckingham e no Castelo de Windsor.
10h15 - A Catalunha não registou, nas últimas 24 horas, nenhum caso de Covid-19, noticia o La Vanguardia. Tem a registar, contudo, três óbitos.
10h10 - A taxa de poupança das famílias na zona euro atingiu, no segundo trimestre, o valor mais alto desde o início da série, em 1999, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat. A taxa de investimentos das famílias, por seu lado, recuou.
10h00 - O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, revelou hoje que há mais uma funcionária positiva no lar Santa Isabel da Santa Casa da Misericórdia, elevando para 50 o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.
09h55 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, desejaram hoje uma rápida recuperação ao Presidente dos Estados Unidos e à primeira-dama, após o anúncio de que ambos testaram positivo para a covid-19
My best wishes to President Trump and the First Lady. Hope they both have a speedy recovery from coronavirus.
— Boris Johnson (@BorisJohnson) October 2, 2020
.
09h47 - Surto na aldeia de Espiçadeira, em Alenquer, aumentou para 21 casos. O surto teve início num jardim, onde várias pessoas se reúnem para jogar às cartas, sendo os infetados essencialmente pessoas idosas ou reformadas.
09h25 - A Rússia registou, esta sexta-feira, 9.412 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. É o maior aumento diário desde 23 de maio. No total, o país contabiliza 1.194.643 casos da doença. As autoridades russas registaram também mais 186 casos mortais de Covid-19, para um total de 21.077 vítimas mortais.
09h00 - Quim Torra, presidente independentista da Generalitat que, na segunda-feira, foi inabilitado de exercer cargos públicos durante um ano e meio, endereçou hoje uma mensagem de força a todos os madrilenos. "Somente com esforço e dever cívico é que o povo de Madrid conseguirá reverter a atual situação. É urgente reduzir a mobilidade e os contactos", escreveu na sua conta de Twitter.
Quiero trasladar a todos los madrileños mi apoyo en estos momentos tan difíciles. Sólo con el compromiso y el deber cívico del pueblo de Madrid podrá revertirse la actual situación. Es muy importante y urgente reducir al mínimo el contacto y la movilidad. Por solidaridad. Gracias
— Quim Torra i Pla (@QuimTorraiPla) October 2, 2020
08h38 - A Alemanha registou 2.673 novas infeções pelo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo desde a segunda quinzena de abril. O número total de casos positivos do novo coronavírus desde o anúncio do primeiro contágio no país, no final de janeiro, é de 294.395, com um total de 9.508 mortes, mais oito óbitos nas últimas 24 horas.
08h05 - Nos Estados Unidos, um teste de diagnóstico ao novo coronavírus perfurou o revestimento do cérebro de uma mulher, fazendo com que o líquido cefalorraquidiano vazasse pelo seu nariz e a colocasse em risco de desenvolver uma infeção fatal. O estudo de caso foi publicado na revista JAMA Otolaryngology.
06h56 - Os descontos que os operadores turísticos aplicarem entre 5 de outubro e 15 de dezembro têm de ser superiores a 30% para que o Turismo de Portugal comparticipe metade. "É uma das condições para que o consumidor tenha uma perceção que está a ser um privilégio concedido por via deste programa", afirmou a secretária de Estado do Turismo.
06h53 - A secretária de Estado do Turismo disse estimar uma queda de 50% a 60% da receita turística em 2020, devido à pandemia de covid-19, depois de 2019 ter fechado com receitas de 18 mil milhões de euros.
06h50 - A Colômbia registou 5.660 novos casos de covid-19 e 198 mortes devido ao novo coronavírus na quinta-feira, totalizando 835.339 infeções e 26.196 mortes, segundo o Ministério da Saúde.
06h47 - A China atingiu hoje 47 dias consecutivos sem infeções locais de covid-19, mas registou dez novos casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas.
06h35 - Os Estados Unidos registaram 884 mortos e 46.164 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
06h34 - A Argentina registou 14.001 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total para 765.002. E mais mais 302 mortes num dia.
06h31 - O México registou 432 mortos e 5.099 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 78.078 e o de casos para 748.315, de acordo com as autoridades.
06h28 - Quase 20 mil funcionários da multinacional de comércio eletrónico Amazon, nos Estados Unidos, foram infetados com o novo coronavírus desde o início da pandemia.
06h10 - Donald e Melania Trump testaram positivo à Covid-19. O anúncio foi feito pelo próprio Presidente na rede social Twitter, que indicou ainda que ambos vão ficar em quarentena e iniciar o processo de recuperação de imediato. Os dois submeteram-se ao teste depois de uma colaboradora próxima da Casa Branca ter indicado estar infetada.
Tonight, @FLOTUS and I tested positive for COVID-19. We will begin our quarantine and recovery process immediately. We will get through this TOGETHER!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 2, 2020
05h50 - A Índia registou 1.095 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 81.484 casos nas últimas 24 horas.