A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou, durante a manhã desta segunda-feira, que se encontra de quarentena depois de ter participado na reunião do Conselho de Estado, em Cascais, na passada terça-feira.
Von der Leyen revelou também que realizou um teste de despistagem na passada quinta-feira, dois dias após o Conselho de Estado, e que será testada hoje novamente. Se o resultado der negativo, a presidente da Comissão Europeia sairá do isolamento amanhã de manhã.
A notícia foi avançada pela própria através de uma mensagem divulgada na sua página oficial do Twitter: "Fui informada de que participei numa reunião, na passada-terça-feira, na qual esteve presente uma pessoa que testou positivo para a Covid-19. De acordo com as medidas em vigor, estou, portanto, em isolamento até amanhã de manhã. Testei negativo [para a Covid-19] na quinta-feira e serei testada novamente hoje".
I’ve been informed that I participated in a meeting last Tuesday attended by a person who yesterday tested positive for COVID-19. In accordance with regulations in force, I’m therefore self-isolating until tomorrow morning. I’ve tested negative on Thursday & am tested again today
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) October 5, 2020
A notícia de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o novo coronavírus foi avançada ontem. A Presidência da República foi informada de que o antigo dirigente do CDS tinha testado positivo à Covid-19, pelo próprio, no domingo ao fim da tarde, e "avisou de imediato todas as pessoas que estiveram presentes" na reunião de terça-feira em Cascais, disse à Lusa fonte oficial de Belém.
Todos os presentes no encontro já começaram a ser testados, sendo que, esta manhã, soube-se que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, deram negativo. Esta informação foi adiantada à Lusa por fonte oficial da Presidência da República, que avançou ainda que também deram resultado negativo os testes realizados por outros cinco conselheiros de Estado: os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã.
O Conselho de Estado reuniu-se na terça-feira, no Palácio da Cidadela, em Cascais, entre as 14h00 e as 18h00, tendo como convidada a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Esta foi a primeira reunião presencial do órgão político de consulta do Presidente da República em período de pandemia de covid-19, depois de duas reuniões por videoconferência.
O chefe de Estado escolheu o Palácio da Cidadela, em Cascais, precisamente para "assegurar o devido distanciamento físico", de acordo com uma nota da Presidência da República.