Um menino de 11 anos de idade caminhou 2.800 quilómetros juntamente com o pai, desde a Sicília até Londres, para poder dar um abraço à avó, mas não só. Pelo caminho, angariou 13.839 libras (mais de 15 mil euros) para ajudar as crianças refugiadas.
Romeo Cox mudou-se para Itália com o pai, Phil, e a mãe, Giovanna, no ano passado. Com a pandemia, tornou-se impossível viajar de avião para visitar a avó, Rosemary, de 77 anos de idade. Foi assim que nasceu a ideia de fazer o percurso a pé (e de barco), homenageando também a luta dos refugiados.
Romeo Cox saiu de Palermo no dia 20 de junho, com o pai, Phil, de 46 anos de idade, e ambos atravessaram Itália, Suíça e França, partindo depois para o Reino Unido. Chegaram a Trafalgar Square no dia 21 de setembro, depois de muitas noites ao relento, de terem sido atacados por cães selvagens e de terem domado um burro. Romeo, porém, só pôde finalmente abraçar Rosemary esta semana, depois de 15 dias em quarentena.
Pode ver acima o vídeo do emocionante abraço.
Ver esta publicação no Instagram
A viagem foi sendo documentada nas redes sociais criadas pelo jovem, que se dedicou a este desafio por uma outra razão. "Vou andar 2.800 quilómetros para apoiar os refugiados da minha idade, na Refugee Education Across Conflicts Trust, porque todos devíamos ter oportunidades iguais de estudar e viver".