A pandemia de Covid-19 colocou as pessoas em isolamento, deixando as praias e as estradas mais silenciosas, um livre-passe para a vida animal, que nos últimos meses têm protagonizado algumas incursões curiosas em territórios antes pouco explorados. Foi o que aconteceu na segunda-feira à noite, na cidade costeira de Puerto Cisnes, no Chile, quando um elefante-marinho se aventurou pelas ruas da localidade.
O animal marinho de duas toneladas de peso, que foi com certeza uma surpresa tanto assustadora como inesperada, desorientou-se quando chegou à margem e acabou a deambular pelas ruas da localidade.
Foi necessário um esforço concertado para o ajudar a regressar ao mar, e os chilenos não desiludiram. Dezenas de populares juntaram-se às autoridades marítimas e usaram lonas para direcionar o elefante-marinho para a água, conforme pode ver no vídeo acima.
Os populares indicaram à imprensa local que nunca tinham visto um elefante-marinho tão próximo.
O sargento José Muñoz, da marinha chilena, indicou que o animal ainda se arrastou por alguns quarteirões antes de ser guiado de volta ao mar. "Quero agradecer à comunidade pelo enorme apoio", disse o sargento.
Recorde-se que um macho desta espécie, que é maior que o leão-marinho, pode chegar até seis metros de comprimento e até três toneladas de peso, dependendo de onde vivem. As fêmeas podem chegar até metade desse tamanho.