Consultor da Casa Branca critica estratégia de imunidade de grupo

O principal consultor da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, Anthony Fauci, criticou hoje a declaração de um grupo de cientistas que apoia a estratégia de imunidade de grupo, que o Governo dos EUA pondera usar.

Notícia

© Graeme Jennings- Pool/Getty Images

Lusa
15/10/2020 15:06 ‧ 15/10/2020 por Lusa

Mundo

Covid-19

Fauci diz que é "um disparate total" apoiar a imunidade de grupo, enquanto conceito que defende que a propagação do vírus irá parar logo que uma parte importante da população seja contagiada, tornando-se imune.

O Governo do Presidente Donald Trump admitiu esta semana estar a ponderar mudar a estratégia de combate à pandemia de covid-19 através da adoção do modelo de imunidade de grupo, socorrendo-se de uma declaração conjunta de vários especialistas em imunologia em apoio dessa estratégia.

"Se conversarem com alguém que tenha alguma experiência em epidemiologia e doenças infecciosas, eles dirão que isso é muito arriscado e que acabarão com muitos mais contágios em pessoas vulneráveis, o que levará a mais hospitalizações e mortes", disse Fauci, durante uma entrevista televisiva.

"Eu acho que basta olharmos para os números e perceber que isso é um absurdo", explicou o consultor da Casa Branca, referindo-se ao facto de os EUA liderarem neste momento o mundo em número de casos de contaminação (cerca de oito milhões), incluindo mais de 217 mil mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas