Novos mapas do ECDC evidenciam agravamento da situação na Europa
O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) começou a publicar hoje mapas sobre a covid-19 no território europeu, tal como solicitara o Conselho da União Europeia, sendo evidente o agravamento da situação epidemiológica.
© Getty Images
Mundo Covid-19
Disponíveis na página de Internet do ECDC, os mapas, que serão atualizados semanalmente, às quintas-feiras, compreendem os critérios recomendados pelo Conselho da UE, no quadro dos esforços para coordenar as restrições à liberdade de circulação na União devido à pandemia, estabelecendo um 'semáforo' uniformizado.
O Centro Europeu de Controlo de Doenças, com sede na Suécia, explica que 'pinta' a verde as regiões onde a taxa de notificação de novos casos nos 14 dias anteriores é inferior a 25 casos por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos fica abaixo dos 4%, e a laranja as zonas em que a no espaço de duas semanas há menos de 50 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, mas a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4% ou, no caso de esta ficar abaixo do limiar dos 4%, a taxa de notificação se encontrar entre os 25 e 150 casos por 100 mil habitantes.
Deixando a cinzento as zonas para as quais não há suficiente informação ou a taxa de testes é inferior a 300 casos por 100 mil habitantes -- o que se aplica a vários Estados-membros, nesta primeira publicação, por razões não explicitadas -, o ECDC coloca a vermelho as regiões em que a taxa de notificação a 14 dias é igual a superior a 50 por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%.
O mapa com os critérios combinados coloca a vermelho boa parte da União Europeia - e do Espaço Económico Europeu e Reino Unido -, apontando o Centro Europeu que, à data de hoje, foram notificados 4.417,239 casos na UE/EEE e Reino Unido, surgindo Espanha à cabeça, com mais de 900 mil casos.
Também até à data de hoje, e de acordo com os dados transmitidos pelos países ao ECDC, morreram já quase 200 mil pessoas na Europa vítimas da covid-19 (198.004 óbitos), surgindo neste caso à cabeça da lista o Reino Unido, com mais de 43 mil mortes, à frente de Itália (36.289), Espanha (33.413) e França (33.037).
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.128 pessoas dos 93.294 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com