Mais de 100 mil californianos compraram uma arma em resposta à pandemia

Perto de metade dos compradores adquiriram uma arma de fogo pela primeira vez, o que aumenta o risco de ferimentos acidentais. Especialistas também alertam para o risco de suicídios.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
20/10/2020 20:57 ‧ 20/10/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Coronavírus

Um relatório elaborado por investigadores da Universidade da Califórnia, Davis, revela que 110 mil californianos compraram uma arma de fogo como resposta direta ao coronavírus, refere o The Guardian. Dessas 110 mil pessoas, cerca de 47 mil compraram uma arma pela primeira vez.

Entre os motivos apontados pelos compradores para adquirirem armas estão receios de instabilidade civil e do abrandamento económico, mas também a preocupação com a libertação de milhares de reclusos das prisões estatais.

O avolumar substancial no número de pessoas que compraram armas pela primeira vez, e que têm pouca ou nenhuma experiência a manejar armas de fogo, gera receios de que aumentem os ferimentos acidentais com armas, especialmente quando crianças e adolescentes estão em casa.

“As pessoas temem o desconhecido com as eleições, os protestos e a Covid. Mas temos de falar sobre os riscos associados às armas nas casas. Podem comprar armas de fogo mas isso não significa que saibam usá-las, o que é crítico”, explicou Brian Malte, diretor executivo da Heal and Hope Fund, uma organização de prevenção de violência com armas.

Os especialistas também se mostram preocupados com a combinação da compra de armas e sentimentos de medo, isolamento e desespero provocados pela pandemia. Algo que pode fazer subir o número de suicídios.

Desde março, o FBI registou números historicamente elevados de verificação de antecedentes com armas no seu sistema. Segundo a National Shooting Sports Foundation, até agosto foram reportadas quase cinco milhões de pessoas que compraram armas de fogo pela primeira vez nos Estados Unidos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas