O Reino Unido registou mais 20.572 novos casos de Covid-19 e 156 mortes associadas à doença nas últimas 24 horas, indicam os dados atualizados este domingo pelo Ministério da Saúde britânico, depois de ontem terem sido notificadas 413 mortes, o maior registo diário desde maio.
No total, desde o início da pandemia, já testaram positivo para o novo coronavírus 1.192.013 pessoas no Reino Unido, das quais 49.044 morreram.
De acordo com os dados deste domingo, estão hospitalizados 12.949 pacientes, 1.185 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.
Nas últimas 24 horas, o Reino Unido realizou 344.045 testes de uma capacidade que pode chegar aos 530.112 por dia.
De salientar que a quebra nos números de novos casos aos domingos é frequente e resulta do atraso no reporte aos fins de semana, situação que acontece, em geral, em todos os países.
O Reino Unido está a viver, desde a última quarta-feira, um segundo confinamento nacional, que vai durar quatro semanas e que determina o encerramento de todo o comércio não essencial e atividades como ginásios e cabeleireiros, enquanto que bares restaurantes só podem vender para fora.
As pessoas serão obrigadas a ficar em casa, exceto para trabalhar, exercício e compras essenciais e só podem socializar com no máximo uma pessoa de outro agregado familiar ao ar livre num espaço público.
Após o fim do confinamento, em 2 de dezembro, o Governo britânico pretende regressar ao sistema gradual de restrições aplicadas em certas áreas de país de acordo com o nível de infeções.