Anthony Fauci descartou esta quinta-feira a necessidade de um confinamento a nível nacional nos Estados Unidos devido ao agravamento da situação pandémica no país nesta altura. O principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos pôs de parte essa possibilidade devido ao desenvolvimento das vacinas e por causa do impacto que estas terão.
Durante uma entrevista na ABC News, Fauci foi questionado sobre se os Estados Unidos estariam a caminhar para um confinamento nacional. “Acredito que podemos evitar um confinamento. Acredito mesmo”, respondeu, sustentando a sua convicção no desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19.
“A ajuda está realmente a caminho… A cavalaria vem aí. As vacinas vão ter um grande impacto positivo”, constatou Anthony Fauci.
"Help is really on the way."Dr. Anthony Fauci, the nation's top expert on infectious diseases, tells @RobinRoberts "the cavalry is coming here. Vaccines are going to have a major positive impact." https://t.co/qUE4SHuFxa pic.twitter.com/ZWGoM0hvTN
— ABC News (@ABC) November 12, 2020
Também esta quinta-feira, o especialista norte-americano participou num webinar com o Instituto Real de Relações Internacionais (Chatham House), onde reafirmou o otimismo com as vacinas. No entanto, aconselhou a "não baixar as armas" porque prevê que o coronavírus seja endémico.
"Duvido que vamos erradicar isto. Precisamos de planear porque é algo que podemos precisar de manter sob controlo de forma crónica. Pode ser que se torne endémica, algo que temos de ter cuidado. De certeza que não vai continuar a ser pandémica durante muito mais tempo, porque acredito que as vacinas vão dar a volta", afirmou.
No início desta semana, a Pfizer anunciou que a sua vacina era 90% efetiva. Fauci espera que uma vacina seja amplamente disponibilizada à população norte-americana em abril ou maio.
Os Estados Unidos estão a registar recordes de contágios dia após dia. A Universidade Johns Hopkins referiu que o país reportou 144 mil novos casos esta quarta-feira.