Foi reportado um surto de Covid-19 na prisão de Belmarsh, em Londres, onde está detido Julian Assange. Três presos testaram positivo para o coronavírus no bloco de celas número 1, o mesmo bloco onde se encontra Julian Assange, adianta o The Guardian. Por esse motivo, foi implementada a quarentena nesse bloco de celas.
A agência de relações públicas de Assange confirmou que o diretor da prisão de Belmarsh escreveu uma carta para os reclusos do bloco número 1 a informá-los do surto e que todos os reclusos e funcionários vão ser submetidos a testes.
No interior do bloco, os reclusos estão agora proibidos de praticarem exercício físico, de tomarem banho e as refeições vão passar a ser levadas às celas de cada recluso.
O número de casos de coronavírus nas prisões do Reino Unido aumentou consideravelmente no mês passado, tendo sido notificados contágios em 45 estabelecimentos prisionais de Inglaterra e do País de Gales, incluindo 10 onde não se tinham verificado surtos ainda.
Julian Assange aguarda pelo desfecho do julgamento sobre a possível extradição do Reino Unido para os Estados Unidos. Se o fundador do WikiLeaks for extraditado para os Estados Unidos vai enfrentar 18 acusações de crime e pode ser condenado a uma pena de prisão de até 175 anos.