Apenas um dia depois da Medicines and Healthcare products Regulatory Agency (MHRA), a reguladora britânica, ter aprovado o uso de emergência da vacina para a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, o Reino Unido deverá receber o primeiro lote de vacinas nas próximas “horas”, afirmou esta quinta-feira o subdiretor-geral da Saúde.
“Esperamos receber a vacina muito brevemente no Reino Unido, e com isto quero dizer no espaço de horas, não dias”, frisou Jonathan Van-Tam durante uma entrevista à BBC 5 Radio Live.
Van-Tam disse ainda acreditar os reguladores norte-americanos e europeus vão seguir o exemplo britânico e aprovar a vacina da Pfizer e da BioNTech nos próximos “dias ou semanas”.
“Não espero que outros reguladores, como os reguladores norte-americanos, fiquem muito atrás” neste processo, sublinhou o responsável britânico.
Sobre a duração da imunidade oferecida pela vacina da Pfizer e da BioNTech, Van-Tam salientou que ainda não há certezas de “quanto tempo irá durar”, mas mostrou-se confiante que, “no mínimo”, serão alguns meses.
O subdiretor-geral da Saúde britânico acrescentou que “mais vacinas estão a caminho”. “Investimos noutras sete vacinas e devem começar a chegar na primavera”, realçou. Embora, no que diz respeito à vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, a perspetiva de Van-Tam seja mais otimista. O responsável mostrou-se “esperançoso” que esteja disponível no Natal.