O ministro da Saúde espanhol acaba de anunciar que a vacinação contra a Covid-19, em Espanha, terá início no dia 27 de dezembro.
Segundo Salvador Illa, a vacinação começará no mesmo dia em todas as comunidades espanholas, sendo que cada uma das regiões terá uma dose de vacinas correspondente à sua dimensão.
"As vacinas [da Pfizer e da BioNTech] chegam no sábado dia 26 ou domingo dia 27, sempre em coordenação sempre com a Europa, que as começará a distribuir o dia 26", afirmou o ministro, em declarações à Catalunya Ràdio.
Na mesma entrevista, Salvador Illa recordou que é preciso ser prudente na época festiva que se aproxima. "Máxima prudência", alertou, para que não se celebre o Natal e depois se vá chorar no Dia de Reis.
Recorde-se que o ministro da Saúde alemão foi o primeiro a avançar com esta data para o início da vacinação no país germânico, referindo que os restantes países da UE tinham essa mesma intenção. A afirmação aconteceu d epois de a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, ter afirmado que todos os países da UE deveriam dar início a esta fase ao mesmo tempo.
Já em Portugal, Marta Temido confirmou, esta quinta-feira, que o país deveria dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19 entre 27 e 29 de dezembro, em linha com o que foi anunciado pela Comissão Europeia.