Mauricette, uma mulher de 78 anos, foi a primeira pessoa em França a receber, este domingo, a tão esperada vacina contra a Covid-19.
A idosa recebeu uma dose da vacina da Pfizer/BioNTech no hospital René-Muret em Sevran, Paris. Depois de ter sido inoculada, em declarações aos jornalistas, Mauricette disse-se "emocionada".
Sempre sorridente, a ex-doméstica foi ainda aplaudida por toda a equipa de profissionais de saúde que acompanham o início da campanha de vacinação contra o novo vírus. Questionada sobre se sentia alguma reação à vacina, Mauricette resumiu: "sente-se algo quente".
A seguir à idosa, o cardiologista Jean-Jacques Monsuez, de 65 anos, recebeu a segunda injeção do dia. Na próxima semana está prevista a inoculação de milhares de pessoas em 23 unidades hospitalares e casas de repouso em Paris, Lyon, Lille e Tours.
Em França, idosos, profissionais de saúde e pessoas que sofrem de doenças de risco deverão ser vacinadas até o final de fevereiro de 2021.
A vacinação contra a Covid-19 arrancou hoje na União Europeia, seis meses depois de a Comissão Europeia ter apresentado a sua estratégia de imunização, porém, os planos para uma campanha coordenada com todos os Estados-membros, acabaram por ser defraudados pela Hungria, Alemanha e Eslováquia, que começaram um dia antes.