Todos os passageiros vão ter de apresentar um teste negativo de Covid-19 antes de viajarem para Inglaterra ou Escócia, de avião, comboio ou barco, anunciou o Governo britânico.
De acordo com a BBC, esta medida, - que deverá entrar em vigor já na próxima semana em Inglaterra e "o mais depressa possível na Escócia - irá incluir passageiros estrangeiros e também domésticos, ou seja, de todos os territórios do Reino Unido.
O teste terá de ser realizado, no máximo, 72 horas antes do voo, e tem como objetivo travar "novas variantes" do novo vírus, explicou o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. O incumprimento desta medida resulta numa coima de500 libras (553 euros).
As pessoas que ficam isentas serão os transportadores, crianças menores de 11 anos e tripulantes de países que não possuam infraestruturas para realizar estes testes.
A medida em causa também está a ser estuda no País de Gales e a Irlanda do Norte. "Nós já temos medidas em vigor para prevenir casos importados de Covid-19, mas com o surgimento de novas variantes do vírus temos de adotar mais normas preventivas", acrescentou o governante.
O Reino Unido registou, ontem, 1.162 mortes de Covid-19, o valor mais alto desde 21 de abril, e mais 52.618 casos, divulgou hoje o governo britânico, que está sob pressão devido à saturação dos hospitais.
Na quarta-feira tinham sido contabilizados 1.041 mortes e 62.322 novos casos. Desde o início da pandemia foram contabilizados 2.889.419 casos de contágio e 78.508 mortes de pessoas devido a Covid-19 no Reino Unido.
Leia Também: AO MINUTO: Restrições de circulação começam hoje; Costa recebe partidos