Soaram os alarmes esta segunda-feira no Capitólio, enquanto decorriam os ensaios para a tomada de posse de Joe Biden, sendo iniciada a evacuação de todo o complexo, conforme pode ver no vídeo abaixo.
De acordo com a Associated Press, o alarme foi gerado por causa de um incêndio na proximidade da sede do Congresso e não constituirá ameaça.
O incêndio terá ocorrido num acampamento de sem-abrigo a alguns quarteirões do Capitólio. A decisão do soar o alarme e proceder à evacuação aconteceu "por excesso de zelo", dados os acontecimentos das últimas semanas e os apelos da polícia federal (FBI) para atenção máxima durante a tomada de posse.
Smoke rises from US Capitol complex, Inauguration rehearsal cancelled, building put on lockdown due to “external security threat”. pic.twitter.com/nb45Mlv7Ib
— Mike Sington (@MikeSington) January 18, 2021
Recorde-se que a investidura do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, decorrerá no próximo dia 20 e, depois dos eventos de dia 6 de janeiro, em que apoiantes de Trump invadiram a sede do Congresso, causando cinco mortes, o FBI lançou um memorando onde colocou a possibilidade de mais protestos armados.
O memorando interno do departamento de investigação considera que a ameaça de grupos extremistas se estende a todas as 50 capitais dos estados norte-americanos e a Washington, DC, de 16 até 20 de janeiro, dia das cerimónias de tomada de posse de Biden e da vice-presidente Kamala Harris.
Pode assistir aqui aos preparativos para a inauguração, pouco antes do alerta de incêndio, onde é visível a segurança acrescida.
Amid all the security and checkpoints, this military marching band is the first example I’ve seen to remind me the inauguration is normally a celebration of democracy and peaceful transfer of power. This is 15th St. a block from the White House. pic.twitter.com/GyBnufcYlg
— Tom Roussey (@tomrousseyABC7) January 18, 2021
Leia Também: Defesa preocupada com 'agentes infiltrados' na tomada de posse de Biden