Rodney e Ekaterina Baker, um casal canadiano multimilionário, poderá ser condenado a prisão efetiva após ambos terem recebido a vacina contra a Covid-19, passando à frente de pessoas indígenas, na localidade de Yukon, no Canadá.
De acordo com o The Guardian, o casal viajou secretamente num avião para uma comunidade remota de indígenas, conseguindo que lhes fossem administradas doses da vacina destinadas a proteger pessoas dessa população.
Para receberem a vacina, Rodneye Ekaterina Baker fizeram-se passar por funcionários de um motel local.
Até ao momento, já foi aplicada ao casal uma coima de 1.800 dólares (cerca de1.400 euros) por terem violado a lei civil de emergência de Yukon. Contudo, os responsáveis pela comunidade sublinham que esta multa é insignificante para o casal, visto que são multimilionários.
Perante a situação, na passada quarta-feira, o tribunal local decidiu avançar com uma ação judicial e Rodney e Ekaterina Baker já receberam uma notificação para se apresentarem em tribunal, em 4 de maio deste ano. O casal foi acusado de desobediência e enfrenta agora até seis meses de prisão.
A Royal Canadian Mounted Police encontra-se, neste momento, a investigar o caso.