Esta é a terceira vacina contra o novo coronavírus a ser administrada no país, depois da Pfizer e da Moderna, sendo que, ao contrário dessas, não vai ser injetada em maiores de 55 anos porque a sua eficácia ainda não foi suficientemente comprovada em idosos.
Uma dezena de países estão a desaconselhar a administração da vacina contra a doença covid-19 do laboratório AstraZeneca a pessoas com mais de 65 anos.
Na semana passada, e no meio de um conflito contratual da farmacêutica anglo-sueca com a Comissão Europeia, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu "luz verde" à utilização da vacina da AstraZeneca/Oxford para ser administrada a adultos a partir dos 18 anos, sem impor um limite superior de idade.
Até ao momento, Portugal não emitiu nenhuma recomendação relativa à vacina AstraZeneca/Oxford, cujas primeiras doses são aguardadas em território nacional na próxima terça-feira.
ÚLTIMA HORA: España recibe las primeras 196.800 dosis de la vacuna de AstraZeneca y la Universidad de Oxford contra la #COVID19#YoMeVacuno pic.twitter.com/hvvinDuvtt
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) February 6, 2021
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.299.637 mortos resultantes de mais de 105 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.