Quatro pessoas do estado norte-americano do Oregon, que foram vacinadas para a Covid-19 na totalidade, testaram positivo para a Covid-19, cerca de duas semanas depois. Este é um dos primeiros estados a reportar esse tipo de casos.
"Estamos a começar a receber relatos de pessoas que testaram positivo depois de terem recebido a vacina", disse a Autoridade de Saúde do Oregon no Twitter.
Dois dos casos são no condado de Yamhill e os outros dois no de Lane. Todas as quatro pessoas tiveram sintomas leves ou nenhuns.
"Estamos a trabalhar em conjunto com as autoridades locais e federais para investigar e determinar a origem", escreveram ainda, acrescentando que "estas pessoas estão a ficar doentes com Covid-19 pelo menos 14 dias depois de terem completado a vacinação".
"As of today, we're reporting 4 "breakthrough cases." Two are in Yamhill County and 2 are in Lane County. The illness in these individuals ranges from asymptomatic to mild. We are working with our local and federal public health partners to investigate and determine case origin."
— OR Health Authority (@OHAOregon) February 12, 2021
No entanto, as autoridades referem que a vacina pode ajudar a reduzir a severidade da doença. Os responsáveis de saúde estatais têm levado a cabo sequenciação do genoma nesses casos e esperam receber os resultados esta semana. "Os testes clínicos em ambas as vacinas em uso incluíram este tipo de casos", referiram.
Alertaram ainda que a reinfeção não deve impedir as pessoas de levarem a vacina. Pelo menos 10% do estado do Oregon já recebeu pelo menos uma das doses da vacina.
Leia Também: Covid-19. Estados Unidos com 5.527 mortes e 99.548 casos nas últimas 24h