A Pfizer e BioNTech chegaram, esta quarta-feira, a um acordo com a União Europeia para fornecer 200 milhões de doses adicionais da vacina contra a Covid-19, foi revelado em comunicado. A Comissão Europeia tem a opção de pedir ainda mais 100 milhões.
Este novo contrato entre a farmacêutica e Bruxelas junta-se assim aos 300 milhões de doses da vacina que anteriormente tinham sido acordadas entre as partes. Espera-se que os 200 milhões de doses agora definidos sejam entregues ainda este ano.
Assim, o "número total de doses a serem entregues aos estados membros da UE até o final de 2021 é agora de 500 milhões, com potencial para aumentar para 600 milhões com base na opção concedida no novo acordo", explica-se ainda na mesma nota.
De recordar que, ontem, a farmacêutica Moderna anunciou que haverá um atraso nas entregas da sua vacina durante este mês. O anúncio foi feito por uma porta-voz da Comissão Europeia, durante a sua conferência de imprensa diária, garantindo que "os atrasos serão compensados em março", refere a Reuters.
A União Europeia fez um acordo com a Moderna para o fornecimento de 160 milhões de doses e já estará em negociações para a aquisição de mais 150 milhões de doses.
DGS passa a apresentar relatório semanal de vacinação contra a Covid-19
A Direção-Geral de Saúde (DGS) passou a apresentar, a partir de ontem, 16 de fevereiro, um relatório semanal da vacinação contra a Covid-19. Os dados do primeiro relatório referem-se às vacinas administradas desde 27 de dezembro até ao último domingo, dia 14. Até a esse dia, 332.762 (3%) tinham recebido a primeira dose da vacina e 199.511 já se encontravam com a vacinação completa (2%).
O Norte é a região com mais pessoas vacinadas (171.789), tendo 3% da população residente recebido a primeira dose e 2% a vacinação completa. No entanto, o Alentejo é a região com maior percentagem de população já imunizada (6% têm a primeira dose e 4% já concluiu o plano vacinal).
A DGS apresenta também dados referentes à vacinação por grupo etário. De acordo com a informação disponibilizada, a faixa etária com mais pessoas vacinadas é a dos 24 aos 49 (131.874 com a primeira dose e 84.231 com vacinação concluída).
Já se encontra disponível o primeiro Relatório da Vacinação contra a COVID-19. Mais informações em https://t.co/bZrOBCJ9BH#UmconselhodaDGS #Sejaumagentedesaúdepública #estamoson pic.twitter.com/KLYkWekG74
— DGS (@DGSaude) February 16, 2021
[Notícia atualizada às 10h52]
Leia Também: AO MINUTO: UE com 200 milhões de doses adicionais; Dados sobre vacinação