AO MINUTO: Número mais baixo de mortos desde 1 de janeiro. São 67
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.
© Getty Images
Mundo Covid-19
Não se esqueça. A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20h00 de hoje e as 05h00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do Estado de Emergência.
Já a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) informou, esta quinta-feira, que arrancou, no passado dia 29 de janeiro, com um processo de inspeção à implementação do 'Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal', tendo em curso um "processo de inspeção transversal a todo o sistema de saúde, três processos de fiscalização nos setores privado e social, seis processos de inquérito no SNS e um processo de esclarecimento".
Estes dados foram revelados no mesmo dia em que se soube que o Ministério Público já instaurou 33 inquéritos relacionados com irregularidades na vacinação contra a Covid-19, entre os quais a IPSS de Castelo Branco, Farminhão, Resende e Trancoso e a responsáveis autárquicos de Lisboa, Portimão e Reguengos de Monsaraz.
Portugal registou, esta sexta-feira, mais 67 mortos (valor diário mais baixo desde dia 1 de janeiro) e 1.940 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Em termos acumulados, o país totaliza 15.821 óbitos 794.769 infeções.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
16h00 - Boa tarde! Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar as notícias sobre o novo coronavírus neste link. Mantenha-se seguro!
15h58 - Queima das Fitas do Porto 2021 cancelada. A Queima das Fitas do Porto 2021, prevista para maio, foi cancelada devido à evolução da situação epidemiológica da Covid-19, anunciou hoje a Federação Académica do Porto.
15h38 - Açores. Autonomia não tem sido "bem tratada" na distribuição de vacinas. O secretário regional da Saúde do Governo dos Açores considerou hoje que a autonomia não tem sido "bem tratada" no processo de encaminhamento para o arquipélago das vacinas contra a Covid-19, mas disse compreender os constrangimentos do processo.
15h23 - Hospitais do Centro com menos de 700 internados em enfermarias. Os hospitais da região Centro registaram quinta-feira uma nova redução de doentes internados em enfermarias Covid-19, sendo já menos de 700, de acordo com o relatório de hoje da Administração Regional de Saúde do Centro.
15h18 - Áustria critica hesitações da UE na autorização de vacinas. O Governo austríaco criticou hoje o que considera "hesitações" da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) na autorização de vacinas contra a Covid-19, alegando que levará estados membros a agir por conta própria.
14h58 - Portugal conta mais 67 mortes em dia com 1.940 novos casos. Portugal regista, esta sexta-feira, mais 67 mortos e 1.940 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Em termos acumulados, o país totaliza 15.821 óbitos 794.769 infeções.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 19 de fevereiro. Consulte o relatório completo em https://t.co/GoTLqOwIOA #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/jEIFt240R4
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) February 19, 2021
14h55 - Hospital de Loures retoma consultas e cirurgias não urgentes em março. O Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, estima retomar a atividade cirúrgica não urgente a partir de março, numa altura em que o número de internados com Covid-19 continua a diminuir, adiantou hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
14h32 - Afinal, funcionários do Vaticano que recusem vacina não serão demitidos. O Vaticano esclareceu que não serão dispensados os funcionários que recusem a vacina contra a Covid-19, embora considere que a decisão "pode constituir um risco para o próprio, para outrem e para o seu ambiente de trabalho".
14h24 - Já foram administradas 618.636 vacinas contra a Covid-19 em Portugal. Os dados foram, esta sexta-feira, revelados pelo Governo através do Twitter. Saiba aqui como será convocado e outras informações sobre o processo de vacinação.
Já foram administradas 618 636 vacinas contra a COVID-19 em #Portugal.
— República Portuguesa (@govpt) February 19, 2021
Saiba como será convocado e outras informações sobre o processo de vacinação#COVID19 #EstamosON #ficaemcasa #VacinaCovid19
14h14 - Impacto no saldo orçamental de 2020 foi de 2,4% do PIB. O esforço do Estado relacionado com a Covid-19 com impacto no saldo orçamental de 2020 ascendeu a 4.665 milhões de euros, 2,4% do PIB, segundo um relatório hoje publicado pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).
13h50 - Variante detetada no Reino Unido representa já 48% dos casos em Portugal. A variante do vírus SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido já é responsável por quase metade dos casos de Covid-19 em Portugal, quando no início de janeiro representava 8% das infeções, adiantou hoje Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
O número de doentes com Covid-19 internados tem vindo a descer há três dias consecutivos, segundo os dados do relatório de situação da @Direção-Geral da Saúde. #Saúde #SNS https://t.co/vvaASUDtHX
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) February 19, 2021
13h33 - Redução de casos na Europa permite reforçar sistemas de saúde. A redução de casos de Covid-19 em toda a Europa permite às autoridades locais avaliar as suas respostas ao vírus e reforçar os sistemas de saúde, disse hoje a direção regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
13h23 - Se professores aderirem ao apoio, milhares de alunos vão ficar sem aulas. Milhares de alunos poderão ficar sem aulas caso os professores com filhos pequenos optem por requerer a assistência à família que permite suspender temporariamente a sua atividade, alertou a Federação Nacional dos Professores.
13h04 - Anunciada data de voo humanitário para regresso de cidadãos do Brasil. O voo da TAP de repatriamento de portugueses no Brasil ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, afetados pela suspensão dos voos, vai realizar-se no próximo no dia 27, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
12h44 - Mais de 7 mil forças de segurança e 11 mil bombeiros receberam 1.ª dose da vacina contra a Covid. O processo de vacinação totaliza 15 mil bombeiros e teve início no passado dia 11 de fevereiro - "foram já vacinados 11.061 bombeiros", informou, esta sexta-feira, o Ministério da Administração Interna.
Já quanto às forças de segurança - 10 mil da Guarda Nacional Republicana (GNR) e 10 mil da Polícia de Segurança Pública (PSP) – "a vacinação teve início no passado sábado, dia 13 de fevereiro, e prolonga-se por quatro semanas". Até ao final do dia de ontem, "tinham sido vacinados 3.418 elementos da GNR e 3.638 elementos da PSP".
"Estamos hoje a iniciar a fase correspondente à vacinação de profissionais da @GNRepublicana e da @PSP_Portugal que têm estado na primeira linha da resposta à pandemia em funções essenciais do Estado desde março" e por todo o país - MAI no centro de vacinação em Lisboa. pic.twitter.com/Mjn0OxxqET
— Adm.Interna PT (@ainterna_pt) February 13, 2021
12h36 - UE vai duplicar para mil milhões contribuição para programa COVAX. A presidente da Comissão Europeia vai anunciar hoje, na cimeira do G7, a proposta de duplicar, de 500 para 1.000 milhões de euros, a contribuição da União Europeia para o programa COVAX de vacinação internacional contra a Covid-19.
12h21 - Vacinação dos cerca de 15 mil bombeiros vai manter-se. Jaime Marta Soares precisou que não haverá qualquer alteração em relação ao plano previsto para esta primeira fase de vacinação contra a Covid-19, que prevê a vacinação de metade dos bombeiros.
12h11 - Associação da PSP preocupada com retardar da vacinação. A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) manifestou hoje "alguma preocupação" com o retardar da vacinação das forças de segurança contra a Covid-19 e defendeu que o Governo devia dar "um sinal de resolução do problema".
12h01 - Mercado de Campo de Ourique descontaminado devido a caso positivo. O Mercado de Campo de Ourique está hoje a ser alvo de uma descontaminação tendo em conta o surgimento de um caso positivo à Covid-19 num funcionário do espaço, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Costa.
11h56 - Desconfinar? "Boa luz ao fundo do túnel", mas é preciso "serenidade". Portugal tem, atualmente, "6,3% de população vacinada, dos quais 2,3% com duas doses", adiantou, esta sexta-feira, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Quanto ao desconfinamento, António Sales considerou que, apesar de termos "uma boa luz ao fundo do túnel", é necessário "serenidade".
11h47 - Pandemia matou pelo menos 2,44 milhões de pessoas em todo o mundo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.441.926 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
Virus Update:
— The Associated Press (@AP) February 19, 2021
• 'Alone’: How Italian town with first known virus death fared.
• Africa reaches 100,000 known COVID-19 deaths as danger grows.
• Old habits imperil Iraq as doctors warn of second virus wave. https://t.co/HcD7B2UeKe
11h41 - Grávidas correm risco 70% maior de infeção pelo vírus SARS-CoV-2. As grávidas correm um risco maior de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, alerta um estudo publicado na terça-feira no Jornal Americano de Obstetrícia e Ginecologia. Segundo um artigo da CNN, o estudo concluiu que a taxa de infeção entre mulheres grávidas de Washington, nos Estados Unidos, foi 70% maior do que em adultos com idades semelhantes, na mesma região.
11h37 - PSP acaba com festa de aniversário com 15 pessoas em armazém na Amadora. A PSP acabou na terça-feira com uma festa de aniversário com cerca de 15 pessoas num armazém, na freguesia da Falagueira-Venda Nova, na Amadora, no distrito de Lisboa, na sequência de um patrulhamento policial, foi hoje anunciado.
11h24 - Em ano de pandemia, 2.037 milhares de pessoas estavam em risco de pobreza. De acordo com o indicador que conjuga as condições de risco de pobreza, de privação material severa e de intensidade laboral per capita muito reduzida, 2.037 milhares de pessoas encontram-se em risco de pobreza ou exclusão social em 2020 (rendimentos de 2019), de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em 2019 continuou a tendência de redução do risco de pobreza. Em 2020 assistiu-se a uma redução da privação material e ao agravamento das condições de saúde
— pt_INE (@pt_INE) February 19, 2021
SAIBA+ no Destaque https://t.co/hV1t8B9QqC#inept #ine #institutonacionaldeestatística #condiçõesdevidaecidadania pic.twitter.com/GZxDdlcypi
11h08 - Óbitos por Covid-19 nas semanas 4 e 5 de 2021 representaram, respetivamente, 43,2% e 41,8% do total. O Instituto Nacional de Estatística revelou, esta sexta-feira, dados preliminares que indicam que, nestas semanas, se registaram em Portugal, respetivamente, 4.711 e 3.825 óbitos - "mais 1.878 e 1.131 óbitos que a média de 2015-2019". O número de óbitos por Covid-19 nessas semanas foi de 2.036 e de 1.597.
10h56 - Rússia disponibiliza 300 milhões de vacinas para África. O diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana (África CDC) anunciou hoje que vai receber 300 milhões de vacinas russas Sputnik V, que se juntam às 270 milhões já recebidas de farmacêuticas.
African Union says Russia offers 300 million doses of Sputnik V vaccine https://t.co/a0EzjufhmS pic.twitter.com/b7w0qsc8IS
— Reuters (@Reuters) February 19, 2021
10h15 - Polaca cria calculadora que permite a portugueses 'medir' fila de vacina. Aleksandra Zajac, médica polaca que passou por Portugal durante a sua formação, desenvolveu uma ferramenta que permite calcular a fila de espera da vacinação contra a Covid-19 em Portugal. Saiba tudo aqui.
10h02 - Liga quer esclarecimentos sobre vacinação dos bombeiros. O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, disse hoje estar "surpreendido" por não ter sido avisado de que a vacinação destes profissionais deixou de liderar as prioridades do plano e exigiu esclarecimentos.
10h00 - Covid-19? Quais os sintomas e o que fazer? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) explica. Fique alerta se tiver tosse, febre, falta de ar, dificuldade respiratória ou perda ou diminuição de olfato e paladar.
Saiba o que fazer se tiver algum destes sintomas. Cuide de si, cuide de todos! #Saúde #SNS #DGS #COVID19PT #UmconselhodaDGS @DGSaude pic.twitter.com/xp57b8JxKu
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) February 19, 2021
09h12 - Gondomar vacina 180 polícias e mais 80 bombeiros. Cerca de 180 efetivos das forças de segurança em funções no concelho de Gondomar e um segundo grupo de 80 bombeiros locais recebem hoje a primeira de duas doses da vacina contra a Covid-19, adiantou o presidente da Câmara.
08h49 - Nova variante detetada no Japão. O Japão descobriu uma nova mutação na região de Kento. As autoridades do país identificaram já 93 casos e acreditam que esta tenha chegado do exterior. À ABC News, o porta-voz do governo japonês, Katsunobu Kato, disse que a estirpe "pode ser mais contagiosa do que as variantes convencionais e, se continuar a propagar-se internamente, pode levar a um rápido aumento de casos".
08h44 - Forças de segurança e bombeiros com menos prioridade na vacinação. A vacinação das forças de segurança e bombeiros vai deixar de liderar as prioridades devido à escassez de vacinas, sendo reforçada a administração a pessoas com 80 ou mais anos e entre os 50 e os 79 anos com doenças crónicas.
08h35 - Uma mensagem do Serviço Nacional de Saúde. "Não seja o elo mais fraco. Ajude o médico Luís Bento e restantes profissionais de saúde a ultrapassar esta fase da pandemia. Fique em casa, salve vidas", escreveu no Twitter. Mantenha-se seguro!
Não seja o elo mais fraco. Ajude o médico Luís Bento e restantes profissionais de saúde a ultrapassar esta fase da pandemia. Fique em casa, salve vidas. #Saúde #SNS #fiqueemcasa #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/3osDvlWCYs
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) February 18, 2021
08h30 - Continente africano ultrapassou os 100 mil mortos. O continente africano ultrapassou as 100 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus enfrentando neste momento um perigoso aumento dos casos e numa altura em que se verifica uma escassez de equipamentos de oxigénio.
08h02 - EUA com 2.839 mortos e 73.120 casos nas últimas 24 horas.Desde o início da pandemia, o país acumulou 492.999 óbitos e 27.893.357 casos da doença. Os Estados Unidos são o país com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus SARS-Cov-2, responsável pela Covid-19, e também com mais casos de infeção.
07h45 - Cinco exercícios obrigatórios para aliviar o stress do confinamento. Não é novidade que a pandemia está a afetar a saúde mental da população. Mas a atividade física é uma boa aliada. Está pronto? Tudo aqui.
07h36 - Só "vacina universal" pode evitar coronavírus no futuro. Apenas o desenvolvimento de uma "vacina universal" para os vários tipos de coronavírus, em que se inclui o causador da Covid-19, poderá evitar futuras pandemias, alertaram hoje dois epidemiologistas em editorial na revista Science.
07h30 - Centros de saúde realizaram menos 11,4 milhões de consultas presenciais. Os centros de saúde realizaram menos 11,4 milhões de consultas presenciais em 2020 (-38%), enquanto os contactos à distância duplicaram de 2019 para 2020, passando de 9,1 milhões para 18,5 milhões, segundo dados hoje divulgados.
07h28 - Médicos venezuelanos querem ponte aérea com Rússia para garantir vacinas. O diretor da organização não-governamental (ONG) Médicos Unidos pela Venezuela (MUV) pediu ao Governo de Nicolás Maduro para manter uma ponte aérea contínua com a Rússia e garantir vacinas Sputnik-V suficientes para a população.
Venezuela started immunizing health care workers against the coronavirus with the Russian Sputnik V vaccine, as the government said it intended to inoculate 70 percent of the population by year end https://t.co/zsuEe0WA3O
— AFP News Agency (@AFP) February 19, 2021
07h22 - Mutação em proteína do SARS-Cov-2 torna-o até oito vezes mais infeccioso. Uma mutação na proteína Spike do SARS-Cov-2, existente nas variantes britânica, sul-africana e brasileira, torna o novo coronavírus até oito vezes mais infeccioso em células humanas do que o que surgiu inicialmente na China, revela um estudo científico.
07h14 - Alemanha soma mais 9.113 casos e ultrapassa as 67 mil mortes. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 9.113 novos casos e 508 mortes relacionadas com a Covid-19. As informações constam no mais recente boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pelo Instituto Robert Koch. No total, desde o início da pandemia, o país já somou 2.369.719 infeções confirmadas e 67.206 vítimas mortais.
07h12 - Encaminhamento de doentes para os hospitais caiu entre 30 a 50%. Os médicos de família reduziram entre 30 a 50% o encaminhamento de doentes para consulta de especialidade nos hospitais, disse hoje à Lusa o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), considerando esta situação "dramática".
07h08 - Operacionalização da nova estratégia de testagem "está a ser delineada". O Governo está a preparar a operacionalização da nova estratégia de testagem à Covid-19, mais alargada, que foi lançada na semana passada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), disse ontem à Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde.
Caso tenha mais de 50 anos e doenças associadas (doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crónica) ou 80 anos ou mais, confirme o registo dos seus dados nas listas de vacinação. https://t.co/VYbXTTYSgJ#vacinacovid19 #FicaEmCasa pic.twitter.com/racTE60BFb
— República Portuguesa (@govpt) February 16, 2021
07h05 - Proibido circular entre concelhos. A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20h00 de hoje e as 05h00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de Covid-19.
Além desta restrição de circulação entre concelhos, continua em vigor o confinamento obrigatório, em que a principal regra é ficar em casa, a proibição de vendas ou entregas ao postigo em qualquer estabelecimento do ramo não-alimentar, a proibição de venda ou entrega ao postigo de qualquer bebida mesmo nos estabelecimentos autorizados ao 'take-away' e a proibição de permanência em espaços públicos de lazer (que podem, contudo, ser frequentados).
07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar o que aconteceu na tarde de ontem, clique aqui.
Leia Também: AO MINUTO: Pandemia "expôs debilidades". Brasil passa 10 milhões de casos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com