Polícia belga apreendeu 17 toneladas de cocaína e 1,2 milhões de euros
As autoridades detiveram 48 pessoas. Operação, a maior de sempre na Bélgica, resultou de uma investigação que durou dois anos.
© Reuters
Mundo Megaoperação
A megaoperação contra uma rede de tráfico de droga internacional realizada, esta terça-feira, pelas autoridades belgas resultou na apreensão de 17 toneladas de cocaína e de 1,2 milhões de euros em dinheiro, revelou ontem o ministério público da Bélgica numa conferência de imprensa. Também foram efetuadas 48 detenções.
As autoridades apreenderam ainda veículos de luxo, diamantes, joias, armas e uniformes da polícia.
Além disso, o Ministério Público belga disse que, no decurso da investigação de dois anos que antecedeu esta megaoperação, foram intercetadas cerca de mil milhões de mensagens encriptadas do software de encriptação Sky ECC, acrescentando que quase metade já foram desencriptadas.
Estas mensagens revelaram-se preponderantes, pois providenciaram à polícia belga um manancial de informação sobre organizações criminosas, particularmente na área de Antuérpia.
“A operação concentrou-se em derrubar a infraestrutura do Sky ECC, desmantelar a rede distribuição e apreender bens criminosos dos distribuidores”, explicou o procurador Frédéric Van Leeuw
O Ministério Público belga informou ainda que nas próximas semanas e nos próximo meses, serão abertos diversos novos casos.
O combate à rede de tráfico de droga conheceu já esta quarta-feira um novo episódio, desta vez nos Países Baixos. As autoridades holandesas realizaram várias buscas no país, e detiveram 30 pessoas. Foram ainda apreendidas 28 armas de fogo.
Leia Também: Está em curso a maior operação policial de sempre na Bélgica
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com