Nasceu um bebé com anticorpos contra a Covid-19, no estado norte-americano da Florida, que terão sido transmitidos pela mãe já vacinada contra o vírus. Será o o primeiro caso conhecido no mundo.
A mãe da criança, profissional de saúde que tem trabalhado na linha da frente do combate à pandemia, recebeu a primeira dose da vacina da Moderna às 36 semanas de gravidez e terá passado os anticorpos ao bebé.
Quando deu à luz, três semanas depois, as análises ao sangue do bebé, do sexo feminino, revelaram que já tinha anticorpos contra a doença.
"Analisámos uma amostra de sangue da bebé para perceber se tinha adquirido anticorpos, uma vez que é algo comum de acontecer com outras vacinas durante a gravidez", adianta o pediatra Paul Gilbert, acrescentando que: "Os resultados mostraram que sim."
Ainda assim, os pediatras explicam que há certos fatores que indicam que os recém-nascidos cujas mães foram vacinadas continuam a correr risco de infeção.
"É preciso mais estudos para determinar quanto tempo esta proteção dura, qual o nível de proteção ou de quantos anticorpos precisa o bebé de ter para estar protegido", acrescentou o médico Chad Rudnick.
Os detalhes da descoberta constam de um artigo pré-publicado na plataforma MedRxiv e que aguarda agora revisão para confirmar se este é, de facto, o primeiro caso deste tipo a ser conhecido.
Algumas farmacêuticas começaram agora a incluir mulheres grávidas nos estudos da vacina contra a Covid-19.
Leia Também: AO MINUTO: Subsídio? Pagamento autorizado; Mais de 20 mil casos em Itália