A Finlândia suspendeu a utilização da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 enquanto investiga dois possíveis casos de coágulos sanguíneos, anunciou hoje o Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar.
"Em virtude do princípio da precaução", a autoridade de saúde pública finlandesa (THL) decidiu "suspender as injeções na Finlândia até que surjam mais informações e que possa ser avaliada uma causa possível", segundo um comunicado oficial. Segundo a mesma fonte, esta investigação deverá demorar uma semana a ser concluída.
A decisão da Finlândia surge em contraciclo com a grande maioria dos países europeus e depois de a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ter considerado, esta quinta-feira, que a vacina AstraZeneca é "segura e eficaz".
A EMA organizou uma reunião extraordinária para discutir a segurança da vacina da AstraZeneca e os casos de formação de coágulos após a vacinação.
Vários países europeus, incluindo Portugal, deixaram de administrar temporariamente a vacina devido a estes relatos e às dúvidas que emergiram sobre a mesma. No total eram já 21 países a nível global, nomeadamente: Suécia, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Noruega, Áustria, Roménia, Estónia, Países Baixos, Islândia, Lituânia, Letónia, Bulgária, Luxemburgo, Chipre, Irlanda, Dinamarca, Indonésia e Venezuela.
A Finlândia não fazia parte da lista, tendo procedido à sua suspensão só hoje, refere o The Telegraph.
Leia Também: "A conclusão é clara", diz EMA. Vacina da AstraZeneca é "segura e eficaz"