Covid-19. Tribunal rejeita pedido de Bolsonaro para acabar com restrições

Magistrado Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou o processo cautelar que considerava que as medidas dos governos regionais ou municipais eram inconstitucionais e, portanto, negou suspendê-las.

Notícia

© EVARISTO SA/AFP via Getty Images

Tomásia Sousa
23/03/2021 18:28 ‧ 23/03/2021 por Tomásia Sousa

Mundo

Pandemia

O Supremo Tribunal Federal rejeitou esta terça-feira o pedido do presidente Jair Bolsonaro para acabar com as restrições impostas por vários estados brasileiros para conter a Covid-19.

Bolsonaro queria impedir os governos regionais e municipais de imporem medidas restritivas para tentar conter o avanço do vírus, numa altura em que o país enfrenta as piores semanas da pandemia.

Porém, o magistrado Marco Aurélio Mello rejeitou o processo cautelar que considerava que as medidas dos governos regionais ou municipais eram inconstitucionais e, portanto, negou suspendê-las.

Os governos regionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, entre outros, impuseram nos últimos dias medidas como a obrigação de recolher noturno, proibição de eventos com aglomerações e o encerramento de comércio, numa altura em que os hospitais estão à beira do colapso por falta de unidades de cuidados intensivos.

As medidas têm sido criticadas por Bolsonaro, que desde o início da pandemia tem desvalorizado a gravidade da Covid-19, tem defendido o uso de medicamentos sem autorização médica, e posto em dúvida a eficácia e segurança das vacinas.

Leia Também: Brasil reporta mais 1.383 mortes. Casos de contágio superam os 12 milhões

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas