Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sérvia vacinou 22 mil cidadãos estrangeiros. Nega motivação política

Os cidadãos inoculados foram principalmente de países vizinhos dos Balcãs, que não dispõem ainda de muitas doses de vacinas contra a Covid-19 e mal começaram a vacinação em massa.

Sérvia vacinou 22 mil cidadãos estrangeiros. Nega motivação política
Notícias ao Minuto

13:40 - 29/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

As autoridades de saúde da Sérvia ofereceram-se para vacinar de forma gratuita cidadãos estrangeiros que aparecessem em dois centros de vacinação em Belgrado, e acabaram por administrar vacinas contra a Covid-19 a 22 mil cidadãos de países vizinhos durante o fim de semana, avança a Associated Press.

As pessoas que se dirigiram aos centros de vacinação da capital sérvia eram maioritariamente dos países vizinhos dos Balcãs, como a Bósnia-Herzegovina, a Macedónia do Norte, o Montenegro, e até a Albânia e a Croácia. Foram inoculados com vacinas da AstraZeneca.

A maioria dos países vizinhos da Sérvia tem-se debatido com uma escassez de doses de vacinas e mal arrancou com a vacinação em massa. Em sentido oposto, a Sérvia gaba-se de ter um amplo fornecimento de vacinas e apresenta uma das taxas de vacinação mais altas da Europa.

No entanto, os críticos do presidente sérvio, o populista Aleksandar Vucic, veem neste gesto uma tentativa de espalhar a sua influência nos Balcãs e de polir a imagem ultranacionalista que adquiriu durante a sangrenta divisão da Jugoslávia nos anos 90.

As autoridades sérvias já negaram qualquer motivação política na decisão de vacinar cidadãos estrangeiros.

Leia Também: AO MINUTO: Resposta nos EUA custou centenas de milhares de vidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório