Espanha não conseguiu cumprir o objetivo estabelecido pelo próprio país e pela União Europeia de vacinar 80% das pessoas com mais de 80 anos no primeiro trimestre do ano.
Até esta quarta-feira, 31 de março, menos de 70% dos espanhóis dessa faixa etária recebeu a primeira dose da vacina. Aqueles que já tomaram as duas doses são menos de um terço.
Mas a percentagem varia consoante a comunidade autónoma. De acordo com os dados recolhidos pelo jornal espanhol El País, a região mais atrasada é a Catalunha, com apenas 37% das primeiras doses administradas. Nas ilhas Canárias, por exemplo, 77% dos idosos com mais de 80 anos já receberam a primeira inoculação. De um modo geral, as percentagens variam entre os 60 e os 70 por cento.
Estima-se que o objetivo dos 80% possa ser atingido na próxima semana.
Em média, em Espanha, são inoculadas quase 120 mil doses das vacinas Pfizer e Moderna, destinadas a essa faixa etária de 2,8 milhões de pessoas. A partir de abril, se as previsões forem cumpridas, o país deverá receber mais de um milhão de vacinas da Pfizer por semana, o suficiente para ultrapassar 80% e atingir a imunização completa dos idosos ao longo do mês.
Recorde-se que, em Portugal, esse objetivo foi cumprido e até ligeiramente ultrapassado, como assinalou a Ministra da Saúde, Marta Temido, na semana passada.
Leia Também: Ordem reclama vacinação de médicos infetados há mais de 90 dias