Cerca de 2 mil idosos com mais de 80 anos apareceram, esta quinta-feira, dia 1 de abril, num posto de vacinação contra a Covid-19 de Sevilha, em Espanha, depois de receberem mensagens falsas, via WhatsApp, a avisar que quem não tivesse sido vacinado devia dirigir-se ao centro para receber a primeira dose.
“Quem não estiver vacinado e tenha mais de 80 anos pode tomar a vacina no Sadus de Bermejales. Este aviso é para todas as pessoas com mais de 80 anos que não foram vacinadas”, lia-se na mensagem, segundo o El País.
Perante as filas que se formaram em frente ao posto de vacinação em questão, o Serviço de Saúde de Andaluzia decidiu reforçar a operação diária e vacinar o máximo de pessoas possível, mesmo sem marcação.
“Temos de ser sensíveis a estas pessoas que são mais velhas e foram enganadas. 90% das pessoas, entre os 80 e os 90 ano, que se dirigiram hoje ao Sadus de Bermejales foram vacinadas".
De acordo com as autoridades de saúde locais, estavam previstas 2 mil inoculações entre as 8h e as 20h, mas às 12h30 as doses planeadas já tinham esgotado. A operação foi reforçada não só com mais 2 mil vacinas, como com mais profissionais de saúde que estavam de folga.
Apesar disso, o Serviço de Saúde de Andaluzia garantiu ao El País que estas inoculações extras não vão prejudicar ninguém, nem vão fazer com que quem tinha marcação não seja vacinado.
Entretanto, as autoridades já estão a investigar a origem da farsa que gerou uma aglomeração de pessoas junto ao centro e interferiu no processo normal de vacinação.
Leia Também: AO MINUTO: "Podemos dar o passo de avançar"; Média de casos aumenta