Exibida em tribunal reação de Chauvin após Floyd ser levado ao hospital

"É uma opinião", respondeu o agente de polícia que manteve o joelho no pescoço de George Floyd, precipitando a sua morte, quando foi interpelado por uma testemunha, no dia 25 de maio do ano passado.

Notícia

© Reprodução

Notícias ao Minuto
05/04/2021 16:19 ‧ 05/04/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

George Floyd

Foi visualizado, no julgamento sobre o homicídio de George Floyd, que se iniciou no dia 29 de março, um vídeo captado momentos depois do afro-americano ter sido colocado numa ambulância, quando o agente Derek Chauvin, que colocou o seu joelho no pescoço de Floyd, foi confrontado por um transeunte pelo seu comportamento e justificou-se: "É uma opinião".

Derek Chauvin, acusado de dois crimes de homicídio (homicídio simples e homicídio agravado), respondia a Charles McMillian, de 61 anos de idade, que testemunhou perante o júri na semana passada.

McMillian foi uma testemunha da detenção de George Floyd, no dia 25 de maio do ano passado, e encorajou o afro-americano a respeitar as ordens da polícia. "Não tens como ganhar", disse-lhe, várias vezes, enquanto Floyd estava no chão.

Quando o afro-americano gritou que não conseguia respirar, McMillian apelou a Derek Chauvin para que retirasse o joelho do seu pescoço, mas sem sucesso. Depois de Floyd ser levado numa ambulância, já sem sentidos, Charles McMillian manteve uma breve conversa com Chauvin. "Aquilo a que assisti não se faz", disse-lhe.

"É uma opinião", respondeu Derek Chauvin, conforme pode ver-se pelas imagens captadas pela câmara corporal do agente. "Tivemos que controlar este tipo porque ele é grande. Parecia que estava sob influência de alguma coisa", acrescentou.

Recorde-se que se iniciou na passada segunda-feira, dia 28, o julgamento sobre o homicídio de George Floyd, que morreu asfixiado quando se encontrava sob escolta policial, em Minneapolis, em maio de 2020, num dos casos de violência policial contra afro-americanos mais mediatizados a nível global.

Leia Também: Família de polícia acusado da morte de Floyd não compareceu em tribunal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas