Mais de 1.800 reclusos escapam de uma prisão na Nigéria após ataque

Mais de 1.800 reclusos escaparam hoje de uma prisão no estado de Imo, no sudeste da Nigéria, após um ataque de "homens armados", indicou o Serviço Prisional Nigeriano.

Notícia

© Lusa 

Lusa
05/04/2021 18:55 ‧ 05/04/2021 por Lusa

Mundo

Nigéria

"A prisão de Owerri (...) foi atacada por pistoleiros não identificados que libertaram à força 1.844 reclusos por volta das 02:15 de hoje", disse o porta-voz do Serviço Prisional Nigeriano, Francis Enobore, num comunicado.

"Testemunhas disseram ter visto um grande número de homens armados em camiões (...) que atacaram imediatamente o pessoal prisional antes de rebentarem com o portão principal", da prisão acrescenta o comunicado.

O oficial de comunicação das prisões estaduais de Imo, James Madugba, confirmou o ataque e disse que a "situação está sob controlo", apelando aos residentes para que "tratem dos seus assuntos", ou seja, que façam uma vida normal.

O estado de Imo situa-se na antiga região independente de Biafra, onde o movimento IPOB (O Povo Indígena de Biafra) tem manifestado tendências e, recentemente, exibiu vídeos em que dezenas, se não centenas, de combatentes são vistos a treinar.

Contudo, a porta-voz do grupo, Emma Powerful, negou qualquer ligação com o ataque num comunicado enviada à agência de notícias francesa, France-Presse (AFP), classificando quaisquer informações que os acuse como "falsas" e "enganosas".

Leia Também: Viajantes impedidos de entrar em Cabo Verde não tinham comprovativos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas