AO MINUTO: Internamentos a subir; Portugal aproxima-se do 'amarelo'
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Jorge Mantilla/NurPhoto via Getty Images
Mundo Covid-19
A vacina da Janssen, a primeira de dose única contra a Covid-19, deverá chegar a Portugal já na próxima quarta-feira, como noticiou, no domingo, o jornal Público.
Luís Marques Mendes assegurou, inclusive, que o país irá receber 800 mil doses do imunizante da Johnson & Johnson durante o mês de abril.
O comentador da SIC Notícias adiantou que o Governo se prepara para pôr a terceira fase do desconfinamento - prevista para 19 de abril - 'sobre rodas', mas haverá "confinamentos locais nos concelhos onde a situação é mais difícil".
De acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta segunda-feira, Portugal reportou mais dois óbitos associados à Covid-19 e 271 novos contágios do coronavírus. Em termos acumulados, há 16.918 vítimas mortais e 827.765 infetados.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
15h40 - Termina aqui este registo, mas poderá continuar a acompanhar as próximas atualizações em relação à Covid-19 em Portugal e no mundo aqui.
15h31 - Portugal mantém posição abaixo dos 80 países com mais novos casos e mortes: Portugal mantém-se abaixo dos 80 países com mais novos casos diários de infeção pelo SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, apesar de ter aumentado neste indicador, segundo o 'site' Our World in Data.
15h30 - Mais de um terço da população do distrito de Bragança já recebeu, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados hoje pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
15h23 - Variante britânica representa 94% dos casos no Algarve: A variante britânica do novo coronavírus representa atualmente 94% dos casos identificados no Algarve, face aos 82,9% registados a nível nacional, sendo a região onde a incidência é mais elevada no país, foi hoje divulgado.
15h21 - Funcionários públicos espanhóis podem optar por três dias em teletrabalho: O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram hoje a um acordo que prevê que os trabalhadores da administração pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos e deveres do modo presencial.
15h16 - Há 29 concelhos acima do limite definido: Relatório da DGS atualizou, na sexta-feira, a informação sobre a evolução da Covid-19 nos vários concelhos do país. O índice de transmissão e a incidência estão a subir, uma semana depois de ter arrancado a segunda fase do plano de desconfinamento.
15h12 - Restaurantes e cafés fecham no Nordeste e em Vila Franca do Campo: Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de 'take-away' ou ao domicílio.
15h10 - Manifestação em Itália. Já há novas imagens da manifestação de proprietários de restaurantes, trabalhadores e empresários italianos, que exigem a flexibilização de restrições de bloqueio e assistência financeira do governo durante a pandemia de Covid-19.
14h53 - África quer reduzir importação de vacinas: África quer reduzir a importação de vacinas dos atuais 99% para 40% em 2040, uma meta estabelecida hoje durante uma conferência sobre a produção e fabrico de vacinas no continente no contexto da pandemia de covid-19.
14h52 - Brasil lança campanha de vacinação contra a gripe: O Brasil iniciou hoje a sua campanha anual de vacinação contra a gripe com a qual pretende ajudar a prevenir a sobrecarga no sistema de saúde, já afetado pela pandemia de covid-19.
Como as campanhas contra #COVID19 e Gripe são realizadas ao mesmo tempo, o secretário Medeiros orientou priorizar a vacinação contra o coronavírus, caso a pessoa esteja no grupo prioritário de ambas as campanhas. O intervalo entre as vacinas é de 14 dias.
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 12, 2021
14h43 - Procura de autotestes estabiliza: A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) adiantou hoje que a procura de testes rápidos de antigénio de despiste da covid-19 estabilizou nestes estabelecimentos comerciais, depois de um pico acentuado no período da Páscoa.
14h39 - Profissionais da Cultura denunciam falta de resposta: Mais de trinta profissionais das artes denunciaram hoje que continuam sem resposta ao pedido de apoio social extraordinário, anunciado em janeiro pela ministra da Cultura, e lamentam "a bola de neve burocrática" associada.
14h34 - Morreu poeta espanhol: O poeta Justo Jorge Padrón, da Gran Canaria, vencedor do Prémio Canárias de Literatura e um dos mais reconhecidos autores da sua geração em Espanha, morreu no domingo vítima de Covid-19.
Desde el Ayuntamiento queremos mostrar nuestras condolencias a la familia, amigos y allegados de Justo Jorge Padrón por el fallecimiento del poeta, hijo predilecto de #LPGC desde 1995 y genuino poeta de la Generación del 70. #DEP pic.twitter.com/85sebz1WQ3
— Ayuntamiento de Las Palmas de Gran Canaria (@AyuntamientoLPA) April 11, 2021
14h06 - Atualização em Portugal: Portugal registou, esta segunda-feira, mais duas mortes por Covid-19 e 271 novos casos. Em termos acumulados, há 16.918 vítimas mortais e 827.765 infetados.
Foram hoje também divulgados novos dados em relação ao índice de transmissibilidade (Rt), que continua a subir. O Rt nacional sobe de 1,02 para 1,04 e Rt no continente sobe de 1,02 para 1,03.
O boletim revela igualmente que a incidência nacional sobe de 65,7 para 70,0 e que a incidência no continente sobe também de 63,8 para 67,4.
Também a subir estão os internamentos, considerando que há hoje mais 13 internados em enfermarias (479 no total) e mais seis em unidades de cuidados intensivos (total de 119).
De salientar ainda que Portugal aproxima-se cada vez mais da zona amarela no quadro que indica a matriz de risco.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 12 de abril. Mais informações em https://t.co/weDCr2UK2j#UmconselhodaDGS #sejaumagentedesaúdepública #estamoson pic.twitter.com/zgacjbpL0w
— DGS (@DGSaude) April 12, 2021
13h46 - Pede-se a vacinação para quem atende público: A União dos Sindicatos Independentes (USI) apelou hoje à vacinação de todos os trabalhadores que atendem ao público em serviços essenciais, como supermercados, transportes ou repartições de finanças
13h43 - Responsável chinês recua em comentários sobre eficácia das vacinas locais. A imprensa estatal chinesa defendeu hoje a qualidade das vacinas desenvolvidas pela China, enquanto um alto funcionário governamental insistiu que comentários feitos anteriormente sobre a sua baixa eficácia foram "mal compreendidos"
13h39 - AR organiza esta terça-feira uma conferência sobre impacto na saúde e efeitos sociais da Covid. As ministras da Saúde, Marta Temido, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, vão participar por videoconferência.
O objetivo é debater "os contributos que o combate à pandemia de covid-19 pode trazer para a definição de uma política de saúde europeia mais resiliente" e "quais os impactos socio-laborais da pandemia no emprego"
13h22 - GNR encerra festa ilegal com mais de 100 pessoas em Alcabideche. O evento ilegal, devido às restrições impostas pelo Estado de Emergência, na sequência da pandemia da Covid-19, estava a decorrer numa zona florestal.
13h21 - Açores com 27 novos casos nas últimas horas. Os Açores diagnosticaram nas últimas 24 horas 27 novos casos de Covid-19, sendo um na ilha Terceira e 26 em São Miguel, decorrentes de 972 análises realizadas em laboratórios de referência da região, foi hoje anunciado.
13h12 - Johnson & Johnson começa hoje a entregar vacinas para a UE. A farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, começou hoje a entregar vacinas contra a covid-19 à União Europeia (UE), de dose única, anunciou a Comissão Europeia, classificando esta como uma "boa notícia" para atingir os objetivos europeus.
13h05 - Mais de um milhão e meio de portugueses já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, informa a DGS.
Mais de um milhão e meio de portugueses já receberam a primeira dose da vacina contra a #COVID19. #Saúde #SNS #vacinaçãoCOVID19 pic.twitter.com/xHbdpXQqbq
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) April 12, 2021
12h57 - Espanha vai administrar vacina da Janssen a pessoas entre os 70 e 79 anos: Segundo a agência Efe, Espanha vai destinar as primeiras doses da vacina da Janssen (subsidiária da Johnson & Johnson na Europa) ao grupo de pessoas com idades entre os 70 e 79 anos.
12h44 - A polícia italiana bloqueou, esta segunda-feira, o acesso à Via del Corso, uma das principais artérias do centro de Roma, antevendo a manifestação de proprietários de restaurantes, trabalhadores e empresários, que exigem a flexibilização de restrições de bloqueio e assistência financeira do governo durante a pandemia de Covid-19.
Presença da polícia na Via del Corso© ALBERTO PIZZOLI/AFP via Getty Images
13h37 - Atualização no mundo: A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.937.355 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Press.
12h32 - Medicamento para diabetes em doentes Covid? Resultado deixa a desejar: Os dados de um estudo, em fase final, que analisava a eficácia do fármaco para diabetes Farxiga, da AstraZeneca, em doentes hospitalizados com Covid-19 e com risco de desenvolver complicações graves, não apresentou resultados animadores.
De acordo com a Reuters, que cita a farmacêutica anglo-sueca, os dados do Farxiga não alcançaram significância estatística na redução do risco de agravamento da doença e morte nos referidos pacientes.
12h26 - U.Porto arranca com programa de testes: A Universidade do Porto (U.Porto) arranca esta semana com um programa de testes à covid-19, gratuito e voluntário, para os estudantes e trabalhadores da instituição, no âmbito do regresso à atividade presencial prevista para 19 de abril.
11h34 - Unilabs e Uber disponibilizam serviço de testes à Covid-19 no domicílio: A partir desta segunda-feira, dia 12 de abril, passa a ser possível realizar testes à Covid-19 (PCR ou antigénio) em casa e com todas as condições de segurança, devido a uma parceria entre a Uber e a Unilabs.
11h30 - Sánchez pede união na compra de vacinas em Espanha: O chefe de Governo espanhol advertiu, esta segunda-feira, as comunidades autónomas que não devem tentar atuar de forma individual no processo de compra de vacinas contra a Covid-19. Pedro Sánchez pediu união neste processo, revela a agência Efe.
11h22 - Estudantes de enfermagem começam a ser vacinados ainda este mês: A vacinação contra a covid-19 dos estudantes de enfermagem em ensino clínico vai arrancar ainda durante o mês de abril, adiantou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE), após confirmação do coordenador da 'task force'.
Em comunicado, a OE dá conta de uma reunião da bastonária, Ana Rita Cavaco, e do seu vice-presidente Luís Barreira com o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da 'task force', na qual foi apontada a semana de 19 a 25 de abril para a realização deste processo.
10h38 - Índia é o segundo país com mais casos: A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas, segundo fontes oficiais.
10h35 - Atualização em África: África registou mais 301 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 115.765 desde o início da pandemia, e 7.450 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.
10h22 - Itália amplia prazo para administrar segunda dose: O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, anunciou hoje que o prazo para administrar a segunda dose da vacina da Pfizer e da Moderna será estendido dos atuais 21 dias para 42 dias.
Esta estratégia permitirá "a recuperação de duas ou três semanas e isso pode ser útil neste fase. É um passo em frente".
10h04 - "Utilize máscara e mantenha o distanciamento físico na rua e em espaços públicos", apela, esta segunda-feira, o SNS, no Twitter.
Utilize máscara e mantenha o distanciamento físico na rua e em espaços públicos. Escolha proteger-se! #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT @DGSaude pic.twitter.com/ZNiDG6gDBG
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) April 12, 2021
10h02 - Anunciou, esta segunda-feira, na rede social Twitter, Fernando Medina que "o plano de testagem gratuita Covid-19 da CML passou a incluir todos os moradores das freguesias de Alcântara, Avenidas Novas, Belém, Campo de Ourique e Misericórdia".
O plano de testagem gratuita covid-19 da CML passou a incluir todos os moradores das freguesias de Alcântara, Avenidas Novas, Belém, Campo de Ourique e Misericórdia. São agora 15 freguesias com 2 testes gratuitos por mês nas farmácias aderentes. pic.twitter.com/iF4bqO8uOM
— Fernando Medina (@FMedina_PCML) April 12, 2021
09h51 - Ordem dos Médicos defende campanha de confiança: A Ordem dos Médicos defendeu hoje uma colaboração entre a tutela e todas as instituições para a criação de uma campanha que recupere e mantenha a confiança nas vacinas, reiterando que o seu benefício "supera de forma clara" o risco.
09h22 - Na Catalunha, arranca, esta segunda-feira, a vacinação da população com idade entre os 70 e os 79 anos, recorda o El Periódico.
09h07 - O estado indiano de Kerala aderiu a um desafio viral nas redes sociais - 'Rasputin dance challenge - para promover a vacinação contra a Covid-19. Fique com as imagens:
Get Vaccinated From Nearest Vaccination Centre..
— Kerala Police (@TheKeralaPolice) April 11, 2021
Crush The Curve..
Back to Basics..#keralapolice #CovidVaccine pic.twitter.com/QfS8fPCoR3
08h37 - Butão vacinou quase 93% da sua população adulta em 16 dias: O Butão vacinou quase 93% da sua população adulta em 16 dias e 62% dos seus 800.000 habitantes desde que a campanha de inoculação começou no país a 27 de março.
O rápido programa de vacinação do pequeno reino dos Himalaias, entre a Índia e a China, coloca o país logo atrás das Seicheles, que já vacinou 66% da sua população de quase 100.000 pessoas, com a primeira dose.
08h08 - Comissão admite que qualquer vacina possa substituir segunda dose da AstraZeneca: A Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 da Direcção-Geral da Saúde (DGS) admite que as pessoas abaixo dos 60 anos que já foram imunizadas com a primeira dose da vacina AstraZeneca poderão receber uma segunda dose de qualquer outra marca, como dá conta a TSF, esta segunda-feira.
Luís Graça, um dos membros da comissão técnica, explicou ao meio de comunicação que Portugal pode esperar para ver que posição vão assumir outros países e para analisar o resultado de estudos que estão a ser feitos para perceber quais são as alternativas à AstraZeneca.
Um desses estudos está a ser "promovido pela Universidade de Oxford" e vai "estudar a eficácia e a segurança de fazer uma troca de vacinas - uma segunda dose diferente da primeira dose".
07h30 - Vacina da Janssen a chegar: No espaço de comentário da SIC Notícias, Luís Marques Mendes avançou que Portugal vai receber a vacina a Johnson & Johnson, de dose única, esta semana. Alias, sobre o tema, disse o Público no domingo que o imunizante chega na próxima quarta-feira.
“A vacina da Janssen vai chegar esta semana a Portugal. Digo-lhe em primeira mão, 800 mil doses em durante o mês de abril, um milhão 250 mil doses até ao fim de junho, quatro milhões e meio doses até ao final do ano”, vincou o ex-líder do PSD.
07h25 - “Governo vai impor confinamento nos concelhos onde a situação está mais difícil”: Luís Marques Mendes assegurou ontem, no seu habitual espaço de comentário na antena da SIC Notícias, que os concelhos de maior risco vão entrar em confinamento. O comentador revelou ainda que o Estado de Emergência será novamente renovado.
“O Governo vai continuar o desconfinamento com a terceira fase. Provavelmente vai desconfinar a nível nacional, mas vai impor confinamentos locais nos concelhos onde a situação é mais difícil. A situação está a piorar ligeiramente”.
07h20 - O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (Africa CDC) promove um debate, a partir de hoje, sobre 'A produção de vacinas em África para a segurança sanitária'.
A União Africana e a Organização Mundial de Saúde têm reiterado as suas preocupações com a falta de vacinas contra a Covid-19 no continente africano, que contabiliza apenas 2% das vacinas administradas globalmente.
07h18 - Venezuela flexibiliza quarentena: A Venezuela vai iniciar hoje sete dias de flexibilização da quarentena preventiva da Covid-19, depois de três semanas de estrito confinamento devido ao aumento dos casos positivos e mortes associadas ao novo coronavírus.
07h12 - Venezuela vai produzir 2 milhões de doses por mês da vacina cubana: O Presidente da Venezuela anunciou, no domingo, que o país vai produzir dois milhões de doses por mês da vacina cubana Abdala contra a Covid-19.
"Assinámos um acordo para produzir, nos nossos laboratórios (...), dois milhões de vacinas por mês da vacina Abdala, já [a partir] do mês de agosto ou setembro", disse Nicolás Maduro.
07h10 - Austrália abandona objetivo de vacinação: A Austrália abandonou o objetivo de vacinar toda a sua população até ao final do ano, devido às incertezas relacionadas com o bloqueio às importações de vacinas, anunciou o primeiro-ministro australiano.
07h07 - Atualização na Alemanha: A Alemanha ultrapassou os três milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com dados do Instituto de virologia Robert Koch (RKI) atualizados hoje.
O número total de infeções desde o início da pandemia situa-se em 3,011 milhões, mais 13.245 do que no dia anterior. Desde o início da pandemia morreram no país europeu 78.452 pessoas devido à covid-19, indicou o RKI.
07h05 - Enquanto dormia:
- Pobreza vai afetar mais quem já esteve nessa condição: As pessoas que vão cair em situação de pobreza devido à pandemia serão quem saiu e regressa a essa condição e quem já se encontrava em cenários de vulnerabilidade, e não "novos pobres", vaticina um estudo.
- Atualização na China: A China detetou 16 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo dois de contágio local, na província de Yunnan, no sudoeste do país, anunciaram as autoridades de saúde chinesas.
- Atualização no México: O México registou 126 mortos por covid-19 e 1.793 infetados nas últimas 24 horas, disseram no domingo as autoridades mexicanas.
07h00 - Bom dia. Começa agora um novo acompanhamento da situação da Covid-19 AO MINUTO. Recorde aqui os principais acontecimentos sobre a pandemia, que ocorreram ontem, em Portugal e no Mundo.
Leia Também: AO MINUTO: SEF deteta 15 testes falsos. Ajuntamento acaba em tiroteio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com