As Maldivas estão a ponderar dar aos viajantes a vacina contra Covid-19, quando chegarem para férias, para incentivar o turismo, anunciou o ministro do turismo do país.
Segundo Abdulla Mausoom, esta é apenas parte dos esforços para reanimar a economia das Maldivas. O governante chamou mesmo a esta a "estratégia dos 3Vs" - "visit, vaccinate and vacation" ("visitar, vacinar e fazer férias", em português).
A ideia é que os visitantes passem algum tempo no destino, de modo a que sejam inoculados com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus.
Como muitos outros destinos que dependem do turismo, as Maldivas foram duramente atingidas durante a pandemia. O turismo é responsável por cerca de 28% da economia do país que recebe, em média, 1,7 milhões de turistas por ano.
Apesar das Maldivas permitirem, desde julho de 2020, a entrada de viajantes de qualquer país, o arquipélago recebeu menos de um terço do número habitual de viajantes.
Atualmente, os visitantes estrangeiros devem apresentar um teste PCR negativo, que deve ser realizado nas 96 horas anteriores à partida. Segundo o ministro do turismo, em breve as pessoas vacinadas poderão entrar nas Maldivas sem quaisquer restrições.
De acordo com a Reuters, cerca de 18,6% dos 500.000 residentes do país estão totalmente vacinados. Mausoom garante que 90% dos trabalhadores do setor do turismo já foram vacinados.
Leia Também: Grécia dispensa quarentena para turistas vacinados ou com teste negativo