O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, afirmou este domingo que os reguladores de Saúde norte-americanos irão retomar o uso da vacina Johnson & Johnson contra a Covid-19 em breve, apontando uma decisão já para a próxima sexta-feira
"A minha estimativa é que continuaremos a usá-la, de alguma forma. Tenho sérias dúvidas que a cancelem, simplesmente. Não acho que vá acontecer. Acho, sim, que irá exitir, provavelmente, alguma espécie de restrição ou cálculo de risco", indicou o infecciologista em entrevista à NBC, citada pela Reuters.
Fauci indicou que não sabe se foram registados mais casos de formação de coágulos, mas que essa informação será revelada para a semana. "Ficaria muito surpreendido se não retomarmos, de alguma forma, até sexta-feira", acrescentou.
Recorde-se que, no início da semana passada, as autoridades de Saúde dos Estados Unidos recomendaram "uma pausa" na administração da vacina contra a Covid-19 da Janssen, para permitir investigar relatos de coágulos sanguíneos potencialmente associados à toma do fármaco.
O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e o regulador do medicamento (FDA) avançaram, numa declaração conjunta, estar a investigar coágulos sanguíneos detetados em seis mulheres nos dias a seguir a terem tomado a vacina desta farmacêutica, em combinação com contagens de plaquetas reduzidas.
O CDC irá reunir na próxima sexta-feira, 23 de abril, para discutir os próximos passos a tomar em relação ao fármaco.
Leia Também: EMA anuncia terça-feira decisão sobre vacina da Johnson & Johnson