Nove membros da tripulação do navio cargueiro LCT Cebu Great Ocean continuam desaparecidos.
A guarda costeira e a polícia marítima procuram os desaparecidos na província de Surigao do Norte, no sul das Filipinas, onde o navio encalhou já sem tripulação, disse o porta-voz da guarda costeira, comandante Armand Balilo.
Os tripulantes que foram resgatados ficaram a flutuar com coletes salva-vidas e anéis flutuantes por dois dias, disse Balilo.
O navio, que tinha uma tripulação de 20 pessoas e estava carregado com minério de níquel e cerca de 2.000 litros de óleo diesel, havia ancorado na cidade de Jabonga, nas proximidades de Agusan do Norte.
Entretanto, na segunda-feira, o navio começou a adernar com o mar agitado devido ao tufão.
"Foi nessa altura que os tripulantes decidiram abandonar o navio e saltaram" do cargueiro, segundo um relatório da guarda costeira.
A embarcação abandonada ficou à deriva e encalhou a mais de 60 quilómetros de onde estava ancorada.
A guarda costeira pediu que os navios que passavam ficassem atentos à tripulação desaparecida.
O tufão Surigae passou pela costa leste das Filipinas e deixou pelo menos mais três mortos, deslocou mais de 169.000 pessoas nas províncias do leste e centro e piorou o clima em outras partes do arquipélago nos últimos dias, embora não tenha atingido o interior do país.
As fortes chuvas e ventos que acompanharam o Surigae (designado Bising nas Filipinas) fustigaram entre domingo e segunda-feira as regiões de Caraga, Busayas Central, Visayas Oriental e Bicol, na zona leste da ilha de Luzon.
Leia Também: Voo entre Nova Deli e Hong Kong regista pelo menos 53 infetados