China considera "provocatório" cancelamento de acordos pela Austrália

A China criticou hoje o que chamou de "medida irracional e provocatória" tomada pela Austrália, que anunciou o cancelamento de um acordo alcançado pelo estado de Victoria para o projeto da Rota da Seda.

Notícia

© Reuters

Lusa
21/04/2021 18:59 ‧ 21/04/2021 por Lusa

Mundo

China/Austrália

 

A ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Marise Payne, anunciou hoje o cancelamento de acordos relacionados com duas grandes iniciativas de construção de infraestruturas do estado de Victoria, assinadas com Pequim em 2018 e 2019.

"Eu considero esses quatro acordos incompatíveis com a política externa da Austrália ou desfavoráveis às nossas relações externas", explicou Payne.

Num comunicado, a embaixada chinesa na Austrália reagiu dizendo que a medida "mostra que o Governo australiano não é sincero quando diz pretender melhorar as relações" tensas entre Pequim e Camberra.

As relações bilaterais com a China começaram a deteriorar-se em 2018, quando Camberra excluiu a empresa chinesa de telecomunicações Huawei de um concurso para a rede 5G, alegando razões de segurança nacional.

A tensão diplomática aumentou nos últimos meses, depois de o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, ter pedido uma investigação internacional sobre as origens da pandemia de covid-19.

No ano passado, em retaliação a China tomou uma série de medidas de sanção económica contra mais de uma dúzia de produtos australianos, incluindo cevada, carne bovina e vinho.

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas