Itália. Faltou ao trabalho durante 15 anos, sem nunca deixar de ser pago

Homem, agora sob investigação, recebia a quantia de 538 euros por mês, apesar de não aparecer no local de trabalho desde 2005.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
21/04/2021 21:50 ‧ 21/04/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Itália

Um funcionário público é descrito pela imprensa italiana como "o rei dos gazeteiros" e não, não tem nada a ver com o clássico filme de John Hughes. Acredita-se que o homem, agora com 67 anos de idade, quebrou o recorde do país em faltas consecutivas ao trabalho: 15 anos.

O homem, que trabalhava no hospital Pugliese Ciaccio, na cidade calabresa de Catanzaro, recebia a quantia de 538 euros por mês, apesar de não aparecer no local de trabalho desde 2005.

Agora, enfrenta acusações de abuso de funções, falsificação e extorsão agravada, segundo adianta o La Stampa.

Há mais seis responsáveis da instituição de saúde sob investigação, por se suspeitar de encobrimento do alegado absentismo, um problema comum no setor público italiano.

A investigação das autoridades italianas, denominada 'Part Time', está a reunir elementos probatórios que vão da assiduidade aos registos salariais, incluindo também testemunhos de colegas. Suspeita-se que em 2005, o homem tenha feito ameaças ao diretor do hospital para que parasse de lhe aplicar medidas disciplinares por causa das faltas.

O diretor acabou por se reformar e as faltas do suspeito continuaram, porque o diretor que se sucedeu nunca verificou a sua assiduidade, assim como o departamento de recursos humanos, segundo explicou a polícia.

Há cinco anos que o governo italiano está a endurecer medidas contra o absentismo laboral, depois de uma série de investigações polémicas ao setor público.

Leia Também: Jovem de 17 anos "pode ter mudado o mundo" ao filmar detenção de Floyd

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas