Marcelino Abad nasceu em 1900 no Peru e é a pessoa mais velha do mundo a ser vacinada contra a Covid-19.
Conta a imprensa local que ‘Mashico’, como todos o conhecem na Cormilla, a pequena e remota vila onde mora, foi vacinado na segunda-feira, na sua casa, com a primeira de duas doses que vai tomar da AstraZeneca.
A vacinação do agricultor centenário não foi fácil. As autoridades de saúde peruanas tiveram de montar uma megaoperação para uma viagem de três horas, por estradas rurais, montanhosas e de difícil orografia.
Com as vacinas a reboque, os profissionais de saúde foram recebidos de braços abertos e muita alegria pelos habitantes de Cormilla.
Recorde-se que, na última semana, o processo de vacinação acelerou no Peru, depois de terem chegado mais de 800 mil doses de vacinas da Pfizer ao país.
Na sexta-feira, o Peru alcançou a meta de 1 milhão de vacinados contra a Covid-19. Mais de metade dos vacinados já receberam as duas doses da vacina, necessárias para desenvolver imunidade contra a doença.
O governo peruano prevê vacinar, até dia 28 de julho, 4,5 mihões de pessoas.
O Peru registou, até ao momento, 1,81 milhões de casos do novo coronavírus. 1,75 milhões recuperaram e 62.126 pessoas morreram.
Leia Também: AO MINUTO: Teletrabalho. Regras vão mudar; Preço de testes trava viagens