Portugal está na lista verde de países considerados seguros para viajar pelo governo britânico, o que significa que quem viajar para Portugal a partir do Reino Unido não está sujeito a fazer quarentena no regresso.
Os viajantes precisam apenas de teste negativo para regressar ao Reino Unido e de repetir o teste dois dias depois, anunciou esta sexta-feira o ministro dos transportes britânico, Grant Shapps.
Portugal é uma das exceções dentro da Europa, juntamente com Israel e Gibraltar, enquanto a maioria vai ficar na lista "amarela", sujeita a restrições mais apertadas, como Espanha, França e Grécia.
O ministro aconselhou aos britânicos, por isso, que não reservem férias sem reembolso.
"Queremos um verão em que possamos reunir a família e amigos, viajar para lugares que amamos. Queremos começar a olhar para fora novamente", afirmou, reconhecendo ainda assim que, a partir de 17 de maio, viajar será diferente e, devido aos controlos de segurança, entrar no Reino Unido vai demorar mais tempo.
Turquia, Maldivas e Nepal estão na lista vermelha, o que significa que, ao regressar destes destinos, os britânicos têm de cumprir dez dias isolamento num hotel pago pelos próprios.
A proibição de viagens para o estrangeiro vai ser levantada a 17 de maio, confirmou Shapps, a próxima etapa do plano de desconfinamento em curso.
"Fizemos um progresso enorme a combater a pandemia covid-19 no Reino Unido. Não chegámos ao fim, mas os sinais são muito positivos", disse Shapps.
Desde janeiro que estavam proibidas as viagens para o estrangeiro exceto em casos de força maior e com justificação válida, sendo as infrações penalizadas com multas de 5.000 libras (5.800 euros).
Confira abaixo os 12 países que integram a 'lista verde':
- Portugal
- Israel
- Singapura
- Austrália
- Nova Zelândia
- Brunei
- Islândia
- Gibraltar
- Ilhas Malvinas
- Ilhas Faroé
- Ilhas Geórgia do Sul
- Ilhas de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha
Full "green list" of countries revealed for quarantine-free travel into Englandhttps://t.co/gkbTS45h6X pic.twitter.com/TJFtVAS2tM
— BBC Breaking News (@BBCBreaking) May 7, 2021
[Notícia atualizada às 17h47]
Leia Também: Reino Unido regista mais de 2.490 novos casos e 15 mortes