Covid-19. Seicheles com situação "preocupante" mas "controlável"

A situação epidemiológica nas ilhas Seicheles é "preocupante", mas "controlável", afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros e do Turismo do país, onde 70% da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.

Notícia

© Wikimedia Commons

Lusa
08/05/2021 18:58 ‧ 08/05/2021 por Lusa

Mundo

Covid-19

 

Aquele país insular do Oceano Índico foi o que registou esta semana mais novos casos de covid-19 em comparação com a população a nível mundial, com 1.223 novas infeções por 100.000 habitantes, refere a AFP.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros e do Turismo, Sylvestre Radegonde, "a situação atual é preocupante".

"Se isso continuar, corremos o risco de nos encontrarmos numa situação difícil, mas, atualmente, é controlável", disse à AFP.

Atualmente, estão ativos 1.048 casos, num país com uma população de 98.462 habitantes, onde 70% da população já recebeu uma dose da vacina e 61% já foi inoculada com as duas doses.

"As pessoas com resultado positivo são os seichelenses que ainda se recusam a ser vacinados", afirmou o ministro.

O Governo já implementou medidas de controlo à nova vaga que assola as ilhas, obrigando o comércio, bares e casinos a fecharem antes das 19:00 (hora local), proibindo os ajuntamentos, a realização de espetáculos e atividades desportivas.

As escolas manter-se-ão fechadas até 23 de maio e o país mantém o recolher obrigatório às 23:00.

Radegonde refere que, "apesar do número de pessoas hospitalizadas ou infetadas, só há dois casos que estão em estado grave no hospital".

O governante considera que o aumento de casos se deve ao aumento da testagem, mas "também porque há um relaxamento ao nível da população".

Desde o início da pandemia foram registados um total de 6.373 casos nas Seicheles, onde morreram 28 pessoas devido à covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.272.332 mortos no mundo, resultantes de mais de 156,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.991 pessoas dos 839.258 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Europeus "poderão viajar no verão"; Estirpes? África em alerta

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas