Bélgica. Embaixador perde cargo após mulher esbofetear lojista

Mulher de embaixador belga alegou imunidade diplomática, na Coreia do Sul, mas o governo do país europeu levantou a imunidade para que as autoridades sul-coreanas pudessem investigar o incidente.

Notícia

© Reprodução

Notícias ao Minuto
31/05/2021 23:35 ‧ 31/05/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Polémica

O embaixador belga na Coreia do Sul perdeu o cargo depois da sua mulher ter esbofeteado uma lojista em Seul, noticia a BBC. O incidente decorreu em abril, quando a mulher do diplomata agrediu uma assistente de loja que a acusou de roubo.

As imagens de videovigilância do momento tornaram-se públicas e mostram a mulher de Peter Lescouhier, Xiang Xueqiu, numa escaramuça com duas lojistas, chegando a agredir uma delas.

A assistente de loja terá pedido a Xiang Xueqiu que lhe mostrasse as roupas que levava consigo, suspeitando que poderia estar a levar itens por pagar.

Depois do incidente se ter tornado público - e ter gerado uma onda de críticas - Xiang Xueqiu encontrou-se com a lojista para pedir desculpa pelo seu "comportamento inaceitável", de acordo com o ministério dos Negócios Estrangeiros belga.

A ministra belga dos Negócios Estrangeiros, Sophie Wilmes, optou, ainda assim, por terminar o mandato do embaixador, depois de três anos no cargo. Explicando que embora Peter Lescouhier tenha servido o país com dedicação, Wilmes indicou que "a situação atual" não permitia "a continuidade do cargo de uma forma serena".

Inicialmente, Xiang Xueqiu tinha invocado imunidade diplomática para evitar ser acusada pela justiça sul-coreana, mas o governo belga levantou a imunidade para que as autoridades sul-coreanas pudessem investigar.

Peter Lescouhier já tinha emitido, em abril, um pedido de desculpa pelo comportamento "inaceitável" da esposa. 

Leia Também: Há 36 anos no corredor da morte, poderá ter sido incriminado pela polícia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas