"O diagnóstico foi efetuado a um homem com 59 anos de idade, turista da região de Taiwan, e declarou nunca ter sido confirmado com a covid-19 nem ter sido vacinado contra a covid-19", indicou o comunicado.
Na terça-feira, o homem obteve um resultado negativo no teste de ácido nucleico para a covid-19, tendo embarcado num voo com destino a Macau na quinta-feira.
De acordo com as medidas de quarentena em vigor em Macau, o turista, que afirmou não ter estado em contacto com casos de covid-19, foi sujeito a testes no Centro Hospitalar Conde de São Januário.
"O resultado da primeira amostra de teste de zaragatoa nasofaríngea após a entrada foi positivo e o resultado do soro foi negativo para IgM e positivo para IgG, confirmando a pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus", acrescentou.
A família em Taiwan do turista não foi infetada, disseram as autoridades.
O doente não apresenta febre, tosse ou dificuldades respiratórias e o estado clínico foi considerado normal, tendo sido encaminhado para o Centro Clínico de Saúde Pública "para um tratamento médico mais aprofundado", indicaram.
Macau não registou qualquer morte por covid-19 desde o início da pandemia. Nenhum profissional de saúde foi infetado e não foi detetado qualquer surto comunitário.
As autoridades do território reforçaram as medidas preventivas devido ao surto de casos locais de covid-19 registados na vizinha província chinesa de Guangdong, exigindo agora a apresentação de um código de saúde 'online' na maioria de espaços públicos, incluindo transportes, que diferencia por cores (verde, amarelo e vermelho) o risco potencial de contágio.
Guangdong, que registou mais de 100 casos locais desde 21 de maio, é o ponto de origem responsável pelo maior impacto turístico e força de trabalho em Macau, sobretudo ao nível de passagens diárias pela fronteira.
O registo de casos em Guangdong está a traduzir-se numa diminuição no número de visitantes na capital mundial do jogo, que mostrava sinais de recuperação, após um ano em que a ausência de turistas afetou fortemente a economia da capital mundial do jogo.
Desde o início da campanha de vacinação, em 09 de fevereiro, foram vacinadas 191.961 pessoas, tendo 108.925 tomado a primeira dose e apenas 83.036 as duas, segundo dados divulgados hoje.
As autoridades de saúde têm multiplicado os apelos à população para que se vacine contra a doença.
Leia Também: Covid-19: EUA registam 317 mortos e 11.336 casos nas últimas 24 horas