O Reino Unido anunciou esta quinta-feira que os cidadãos totalmente vacinados contra a Covid-19 que viajem de países que integrem a lista âmbar (onde se inclui, neste momento, Portugal) vão deixar de ter de cumprir o período de quarentena no regresso a casa.
O levantamento da restrição foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Grant Shapps.
A isenção de quarentena, que entra em vigor a partir de 19 de julho, vai aplicar-se também aos menores de 18 anos, que ainda não são elegíveis para ser imunizados, adiantou Grant Shapps no Parlamento.
Por vacinação completa entende-se terem passado pelo menos 14 dias desde a segunda dose, mas os viajantes terão na mesma de apresentar um teste com resultado negativo 72 horas antes do regresso e realizar um teste PCR às suas custas nas primeiras 48 horas após a chegada.
TRAVEL UPDATE: From MONDAY 19 JULY 4am #British fully vaccinated adults will not need to isolate from amber list countries including those on clinical trials – another step to fully reopening international travel. Children under 18 will not need to self-isolate.
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) July 8, 2021
"Como um dos países mais vacinados do mundo, devemos usar estas vantagens para restaurar muitas das liberdades que foram necessariamente perdidas nos últimos meses", argumentou o ministro.
No entanto, Shapps disse que esta medida só vai beneficiar residentes no Reino Unido e não pessoas vacinadas noutro país que queiram visitar Inglaterra, remetendo para mais tarde no verão uma abertura a visitantes do estrangeiro.
O anúncio representa um alívio para o setor do turismo e viagens, que tem estado a fazer pressão para que o alívio das restrições entrasse em vigor em 19 de julho, ao mesmo tempo em que vão ser levantadas a maioria das restrições em vigor para controlar a pandemia covid-19, a tempo das férias escolares.
O anúncio do Governo britânico diz, por enquanto, apenas respeito a Inglaterra, já que as regras em matéria de saúde são da responsabilidade dos respetivos governos autónomos da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Desde dezembro foram inoculadas mais de 45 milhões de pessoas no Reino Unido, cerca de 86% da população adulta, e 34 milhões de pessoas, ou 65% da população adulta, têm a vacinação completa.
Leia Também: AO MINUTO: Portugal lidera restrições; O duro golpe no turismo em números