O governo britânico confirmou esta segunda-feira que Inglaterra vai avançar para a etapa final do desconfinamento no dia 19 deste mês, como de resto estava planeado. O ministro da Saúde, Sajid Javid, frisou na Câmara dos Comuns que agora é a altura certa para colocar o país "mais próximo de uma vida normal", segundo a BBC.
"Para aqueles que dizem 'para quê tomar esta decisão agora', eu digo se não for agora, quando?", sublinhou Javid, acrescentando que um adiamento maior comporta o risco da proximidade do inverno, quando o vírus pode ter uma vantagem.
"Nunca vai haver um momento perfeito para dar este passo porque simplesmente não podemos erradicar o vírus. Quer gostemos ou não, o coronavírus não vai desaparecer", enfatizou o ministro da Saúde britânico.
Javid admitiu que o número de casos pode chegar aos 100 mil por dia neste verão, mas mostrou-se confiante de que isso não vão colocar "pressão insustentável sobre o NHS".
Esta segunda-feira, os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico mostram que foram diagnosticados 34.471 novos casos de infeção e morreram seis pessoas no espaço de 24 horas.
No total, o Reino Unido soma 5.155.243 casos confirmados e 128.431 vítimas mortais. Os internamentos ascendem a 2.731.
Leia Também: AO MINUTO: Incidência dispara; Um milhão de doses (só) numa semana por cá