CPLP: Cabo Verde deseja boa sorte a presidência angolana
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde desejou hoje "boa sorte" e mostrou-se convicto de que a presidência angolana do Conselho de Ministros da CPLP acontecerá num ambiente de otimismo e confiança no futuro.
© iStock
Mundo Conselho de Ministros
As declarações de Rui Figueiredo Soares foram proferidas em Luanda, na abertura do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em que o chefe da diplomacia cabo-verdiana deu posse ao seu homólogo de Angola, Téte António, que hoje assumiu a presidência rotativa deste órgão.
"O futuro comum é avesso aos isolacionismos e sobreposição de interesses individuais aos coletivos", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Comunidades e Integração Regional de Cabo Verde, salientando que "o problema de um é um problema de todos", sobretudo no atual contexto de pandemia que tem tido "consequências duras" para os países da CPLP.
Rui Figueiredo Soares apontou os efeitos particularmente nefastos sobre a economia de países como Cabo Verde, fortemente dependentes do turismo e desejou "muito boa sorte ao colega, irmão e amigo" na condição de presidente deste órgão, mas também "boa sorte à nossa comunidade" para os desafios que enfrenta.
Téte António, por seu turno, realçou também o desafio que a covid-19 representa para a organização com a perda de vidas humanas, aumento de desemprego e pobreza, que considerou "o maior perigo" atual para a economia global.
"Impõem-se ações políticas concertadas e inclusivas e apoio técnico e financeiro aos países mais pobres e vulneráveis", exortou o governante angolano.
Para o ministro das Relações Exteriores de Angola, estes são também "tempos de oportunidades para uma maior união e cooperação" entre os países da CPLP em prol do desenvolvimento económico e social.
Téte António deixou também uma palavra de apreço ao secretário-executivo cessante, Francisco Ribeiro Telles, sublinhando "o quanto a organização beneficiou da sua longa experiência, profissionalismo e, sobretudo, as suas qualidades humanas".
A reunião de hoje do Conselho de Ministros antecede a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que se realiza no sábado, também em Luanda.
Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com