"Lashkar Gah foi evacuada. Decidiram um cessar-fogo de 48 horas" para a saída do exército e dos funcionários civis, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) um responsável da segurança.
Os talibãs também conquistaram Chaghcharan, capital da província central de Ghor, sem resistência esta manhã (hora local), disse à AFP o porta-voz do governador.
O movimento extremista islâmico tinha reclamado já a captura de Kandahar (sul), a segunda maior cidade do país. O mesmo acontecera em Herat (oeste), a terceira maior cidade afegã, na quinta-feira, ficando a 150 quilómetros da capital do país, Cabul, após tomarem de assalto também Ghazni.
Em oito dias, os talibãs capturaram quase metade das capitais de província afegãs, controlando a maior parte do norte, oeste e sul do país.
Cabul, Mazar-i-Sharif, a principal cidade do norte, e Jalalabad (leste) são as únicas três grandes cidades ainda sob controlo governamental.
Os talibãs lançaram a ofensiva em maio com o início da retirada final das tropas norte-americanas e estrangeiras, a qual deverá estar concluída até 31 de agosto.
Inicialmente, conquistaram grandes áreas rurais sem encontrarem muita resistência. Nos últimos dias, a progressão das forças talibãs acelerou, com vários centros urbanos a cair nas mãos dos rebeldes, sem oferecerem muita resistência.
Canadá, Reino Unido e Estados Unidos decidiram enviar contingentes militares para garantir a evacuação das embaixadas em Cabul.
Localizado na Ásia, o Afeganistão faz fronteira com seis países, Paquistão, Tajiquistão, Irão, Turquemenistão, Uzbequistão e China, sendo a paquistanesa a mais extensa, com 2.670 quilómetros.
Leia Também: Canadá envia forças especiais para evacuar embaixada em Cabul