A Bélgica divulgou, esta sexta-feira, um certificado sanitário conhecido como 'Covid Safe Ticket' que poderá ser usado para aceder a eventos com no mínimo 1.500 e no máximo 75 mil participantes, realizados no exterior, como festivais, concertos de música ou jogos de futebol.
A partir de 1 de setembro, os eventos no interior também poderão usar o 'Covid Safe Ticket', refere a agência Efe.
Quem possuir o certificado não precisará de utilizar máscara ou respeitar o distanciamento social. Na prática, consiste num código QR que será passado num scanner à entrada do local onde é utilizado o sistema.
O certificado poderá ser adquirido por pessoas com mais de 12 anos de idade que tenham o esquema vacinal completo há pelo menos 15 dias, que tenham um teste PCR negativo com um máximo 48 horas de antecedência ou que tenham um certificado em como recuperaram da Covid há menos de seis meses.
O passe foi usado de forma experimental, com bons resultados, tanto no festival Esperanzah, que aconteceu nos dias 31 de julho e 1 de agosto, como durante um teste com 5 mil pessoas na 'Arena 5' de Bruxelas, no último fim de semana.
A estreia oficial acontecerá no festival de música Ronquières, que acontece nos dias 14 e 15 de agosto na região belga da Valónia.
Ao contrário do certificado exigido em França, este passe não será obrigatório em todos os locais, mas apenas naquelas em que os organizadores assim decidirem. Também não se destina a uma utilização generalizada em locais como restaurantes.
Caso decidam não pedir o passe, permanecerão em vigor as regras atuais, ou seja, a máscara e a distância social.
Leia Também: Mulher e filhas de Puigdemont deverão juntar-se a ele na Bélgica