Um vídeo partilhado, ontem, nas redes sociais, está a tornar-se um símbolo da crise que se tem vivido nos últimos dias no Afeganistão, em particular, no aeroporto de Cabul.
Nas imagens, é possível ver-se uma menina a ser entregue a soldados norte-americanos num muro do aeroporto para ser retirada do país.
A criança é passada aos militares num mar de pessoas, num ambiente caótico.
De acordo com a Reuters, não foram divulgadas quaisquer informações sobre se a menina foi entregue para se reunir com a família ou se não estava acompanhada.
Veja na galeria acima o vídeo.
Os EUA retiraram três mil pessoas do Afeganistão nas últimas 24 horas, elevando para nove mil o total de indivíduos que Washington conseguiu fazer sair do país desde 14 de agosto, disse esta madrugada um funcionário da Casa Branca.
Os números continuam para já a ficar aquém das expectativas do Pentágono, que pretendia transportar entre 5.000 a 9.000 pessoas por dia a partir do aeroporto de Cabul.
Os talibãs conquistaram Cabul no domingo, culminando uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO.
As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.
A tomada da capital põe fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e dos seus aliados na NATO, incluindo Portugal.
Leia Também: G7 apela à segurança dos estrangeiros e afegãos que querem sair do país