Uma das imagens mais devastadoras que chegaram do Afeganistão, na sexta-feira, foi a de um bebé de poucos meses de idade a ser entregue pelos pais aos soldados norte-americanos, pela parte de fora do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, onde milhares de afegãos desesperam por ser retirados do país.
A criança é aceite pelos soldados, como pode ver na imagens ontem publicadas, mas foi devolvida à família, de acordo com o exército norte-americano.
"O bebé que aparece no vídeo foi levado para um centro de cuidados médicos no local e visto por profissionais médicos. Posso confirmar que o bebé foi reunido com o pai e está em segurança no aeroporto", indicou o major James Stenger, porta-voz dos fuzileiros norte-americanos (Marines).
"Este é um exemplo do profissionalismo dos fuzileiros no local, a tomar decisões rápidas numa situação dinâmica para apoiar as operações de evacuação", acrescentou.
Aeroporto de Cabul é cenário de caos e desespero© OMAR HAIDARI/via REUTERS/
O militar não forneceu detalhes adicionais, incluindo a confirmação do género da criança - que muitos meios afirmam ser uma menina - ou quantas crianças se encontram na mesma situação.
Recorde-se que, após uma ofensiva relâmpago, os talibãs tomaram Cabul no domingo passado, o que assinalou o seu regresso ao poder no Afeganistão, 20 anos depois de terem sido expulsos pelas forças militares estrangeiras (EUA e NATO).
As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista, que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.
Leia Também: Vídeo. Criança entregue a soldados dos EUA no aeroporto de Cabul