Os bombeiros estão a combater há cinco dias o incêndio no parque nacional de Cerro Corá no Paraguai. Esta segunda-feira, o diretor de Biodiversidade do Ministério do Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável do Paraguai, Rafael Sosa, afirmou que o incêndio continua incontrolável.
“Até ao momento não foi possível controlar o fogo e o incêndio já afetou metade do parque. Lamentavelmente, não aprendemos com a questão dos incêndios provocados”, disse Sosa à Radio Monumental.
O responsável governamental revelou que o incêndio teve origem em plantações ilegais de marijuana, mas também argumentou que há poucos guardas florestais e que estes têm de cobrir áreas muito extensas.
“Este ano voltámos a encontrar plantações ilegais e o fogo começou num destes lugares. Temos um guarda florestal para 30 mil hectares, quando o recomendável é um guarda florestal para 500 hectares”, explicou Rafael Sosa.
Num vídeo partilhado nas redes sociais, pode-se ver como a rápida progressão das chamas, empurradas por ventos fortes, quase surpreendeu um veículo dos bombeiros. O veículo de combate a incêndios conseguiu afastar-se das chamas a tempo, como pode constatar na galeria acima.
Além deste incêndio no parque nacional de Cerro Corá, há outros fogos no interior do país que estão a preocupar as autoridades paraguaias. Um desses fogos verifica-se na zona de Concepción e o outro no Chaco paraguaio.
Leia Também: Sugerida medicação forçada para doente mental acusado de atear incêndio